sexta-feira, 3 de julho de 2015

NAS ÚLTIMAS HORAS CHOVEU EM MAIS DE 70 MUNICÍPIOS DO CEARÁ.




A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 71 municípios cearenses, durante a madrugada desta sexta-feira, 3. A cidade com a maior precipitação, de 7 horas de quinta-feira, 2, até 7 horas de sexta-feira, 3, foi Pedra Branca, que registrou 80 mm. Em Fortaleza, a maior chuva foi registrada no posto Pici, que apontou 16.4 mm. Na cidade de Quixeramobim, região centro, o pluviômetro instalado em nossa produtora registrou chuva de 05 mm. Na Zona Rural de Quixeramobim no - Assentamento Nova Canaã 9.0mm - no Radar na Serrinha Sta.Maria 8.4mm e no Distrito de Manituba 7.0mm.   

Na zona rural do município de Pedra Branca, região do sertão central do estado do Ceará, conforme informação do internauta Tiago Medeiros, fotos postadas no facebook, as chuvas caíram com maior intensidade na localidade de Poço da Onça, onde funciona um balneário. Outro ponto turístico de Pedra Branca, denominado de  "Cachoeira do Inferno", também apresenta grande volume d'água.     

A precipitação de Pedra Branca, localizado na mesorregião dos sertões cearenses, superou em cerca de três vezes a média histórica do município, que é de 26,8 mm. "Para essa época do ano, é uma chuva considerada alta. Ano passado, não choveu nada na cidade no mês de julho", explicou o meteorologista da Funceme, Leandro Valente. 

Segundo ele, as chuvas nos meses de junho e julho são influenciadas pelo sistema atmosférico chamado de Ondas do leste, que se forma no oceano Atlântico e contribui para precipitações significativas. "As chuvas observadas nas últimas semanas podem trazer eventos isolados para o litoral do estado até agosto. A incidência é principalmente na região Jaguaribana e Central do Estado, mas não descartamos ocorrências em outros pontos, como no Cariri", frisou. 
Cachoeira do Inferno (A)


A maior chuva da capital cearense foi registrada na madrugada do dia 4 de janeiro, quando foram acumulados 132 mm. Nesta sexta-feira, 3, o posto da Água Fria apontou 11 mm, mas as precipitações continuaram durante a manhã, deixando alguns pontos da cidade alagados, conforme leitores.

Outros municípios com as maiores chuvas do Ceará foram: Pacatuba (75 mm), Itaitinga (73 mm), Guaiúba (70 mm), Senador Pompeu (68 mm), Guaramiranga (62,2 mm), Maranguape (51 mm) e Pacoti (47 mm). A previsão ao longo do dia é de nebulosidade variável e com chuvas no centro-norte, segundo a fundação. No sul do estado, há possibilidade de chuvas isoladas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário