domingo, 22 de março de 2015

Até 2030: Planeta terá déficit de 40% de água


A população mundial deverá enfrentar um déficit de 40% no abastecimento de água até 2030, caso não tome medidas drásticas para melhorar a gestão do recurso natural. Essa é a conclusão do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos - Água para um mundo sustentável, lançado em Nova Délhi, na Índia, pela Unesco.

O relatório, que faz parte das ações atreladas ao Dia Mundial da Água, 22 de março, aponta medidas para que a comunidade internacional elabore um novo programa de desenvolvimento.

O estudo atribui a vários fatores a possível falta de água, entre eles, a intensa urbanização, as práticas agrícolas inadequadas e a poluição, que prejudica a oferta de água limpa no mundo.

A organização estima que 20% dos aquíferos estejam explorados acima da capacidade. Os aquíferos, que concentram água no subterrâneo e abastecem nascentes e rios, são responsáveis hoje por fornecer água potável à metade da população mundial e é de onde provêm 43% da água usada na irrigação.

De acordo com o relatório, 748 milhões de pessoas em todo o mundo ainda não têm acesso à água potável. Por outro lado, a água nunca foi tão consumida.

Até 2050, a agricultura, setor que mais consome água, deverá produzir 60% mais alimentos do que hoje. O estudo destaca ainda que a demanda por bens manufaturados vai aumentar, pressionando ainda mais os recursos hídricos.

A estimativa é de que, até 2050, a demanda mundial de água pela indústria tenha um aumento de 400%. O estudo da Unesco chama a atenção para o grande volume de água usado para geração de energia (usinas térmicas) e destaca a necessidade de estímulos a fontes renováveis, como subsídios para as fontes eólica e solar. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário