sábado, 10 de janeiro de 2015

Pré-estação chuvosa traz prejuízo para setor agropecuário do Centro-Sul


1A pré-estação chuvosa mal começou no Ceará e já traz prejuízos para o setor agropecuário. As chuvas ainda estão reduzidas, mas em alguns casos ventos fortes e quedas de raios têm provocados prejuízos na região Centro-Sul do Estado.
Na madrugada desta quarta-feira, dia 7, um raio matou dez vacas leiteiras, que estavam em um curral, na localidade de Gama, no Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos.
Nove vacas pertenciam ao criador André Bonfim Barbosa, mais conhecido por André Leiteiro. A outra vaca era de um vizinho. A chuva veio forte com trovões e relâmpagos, assustando os moradores da localidade. Quando o produtor rural se levantou para fazer a ordenha percebeu que os animais estavam caídos e mortos. “Fiquei desolado, triste e o prejuízo foi enorme”, contou.
Duas garças também morreram e uma árvore foi derrubada com a queda do raio.
A Funceme registrou chuva de 15 milímetros na cidade na madrugada desta quarta-feira.
RAIOS
Neste ano, o Ceará registra 3.117 raios em todo o Estado. O maior número de descargas elétricas se deu em Tauá, na Região dos Inhamuns, com 297, seguida por Independência, onde ocorreram 139 raios e Santa Quitéria, com 118.
Ventania
Na tarde do último dia 30, uma forte ventania destruiu 285 hectares de banana em Iguatu, causando prejuízo de R$ 7 milhões a 120 produtores rurais. O cálculo de perda tem por base a estimativa de produção de 25 toneladas por hectare/ano. Seriam colhidas mais de sete mil toneladas. O quilo da fruta é vendido por um real.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário