O consumo de energia elétrica na rede cresceu 4,1% no Ceará, no acumulado de janeiro a outubro deste ano, ante igual período de 2013. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), os cearenses consumiram 9.291 GWh e ficaram na 11º posição no ranking nacional, logo atrás de Pernambuco (11.129 GWh).
No Brasil, o consumo atingiu 40.163 GWh, em outubro, uma expansão de 2%, em relação a igual período do ano passado. O resultado foi impulsionado pelo aumento de 7,6% na demanda comercial, a maior variação dos últimos sete meses, e pela alta de 5,2%, no consumo residencial. O consumo industrial, por outro lado, encolheu 4,9% no período.
De acordo com a EPE, a temperatura mais elevada pode ter contribuído com o consumo mais elevado das classes comercial e residencial, responsáveis por 46,5% do consumo de energia do País. “De fato, em vários dias de outubro, foram registradas temperaturas máximas entre 5º e 10º acima da máxima normal climatológica na faixa do território que se estende entre o Paraná e o Mato Grosso”, ressaltou ontem a EPE. O consumo da classe residencial atingiu 11.092 GWh, enquanto o segmento comercial demandou 7.606 GWh. O consumo das indústrias, por sua vez, ficou em 15. 019 GWh.
Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário