A romaria de fim de ano tem se intensificado cada vez mais em Juazeiro do Norte. São mais de 3 mil visitantes por dia, somente no Horto, segundo a coordenação local. O turismo e a visitação romeira se dá principalmente pelo período de férias e 13º dos trabalhadores. A oportunidade que o romeiro encontra para agradecer o ano que passou e pedir em preces pelo que se inicia bem.
A tradição de estar na Colina do Horto no momento da entrada do ano tem sido fortalecida por ser um dos pontos mais altos do Cariri e de onde se pode ver as manifestações de festejos na Cidade. Neste ano, a administração do Horto buscou ampliar o espaço, retirando do local, principalmente a partir do período de Natal, os carros da área mais próxima da entrada para a estátua e do casarão, para facilitar o trânsito de pedestres.
De acordo com o padre José Venturelli, administrador do Horto, o local passa a receber diariamente nesse período cerca de 60 ônibus de vários Estados do Nordeste e mais especialmente do Rio Grande do Norte.
Para ele, essa tem sido uma característica reforçada a cada ano com o acolhimento dos romeiros. Tanto nos dias que antecedem ao Natal, como em seguida, até fechar o ano, há a chegada intensa de romeiros. "No dia 24, há uma redução na quantidade de fiéis, já que as pessoas preferem passar essa data em família", diz ele.
Fonte: Site Miséria
Nenhum comentário:
Postar um comentário