A Petrobras anunciou um reajuste de 3% na gasolina e de 5% no diesel nas refinarias a partir de amanhã, segundo comunicado divulgado pela empresa. Esse é o primeiro aumento dos preços dos combustíveis anunciado em 2014. O último reajuste da gasolina, de 4% nas refinarias, ocorreu em novembro do ano passado. No mesmo anúncio, o diesel foi reajustado em 8%.
Durante a maior parte do ano, a estatal enfrentou prejuízos elevados porque comprava diesel e gasolina a preços mais altos no mercado internacional e os vendia por valores menores no mercado doméstico. Desde meados do mês passado, com a forte queda no preço do petróleo no mercado internacional, essa tendência se inverteu e os preços internos dos combustíveis passaram a ser maiores do que os praticados no mercado do Golfo do México.
A definição sobre o aumento do preço dos combustíveis era esperada para a reunião do conselho da Petrobras do último 31, mas o encontro foi interrompido por conta de problemas relacionados à auditoria do balanço do terceiro trimestre pela firma independente PwC, segundo apurou o Valor .
A reunião foi retomada na terça-feira, mas naquele dia não houve anúncio oficial. Em encontro com jornalistas realizado na tarde de hoje, a presidente Dilma Rousseff afirmou que a definição sobre os aumentos de preços já estava tomada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário