quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Morre Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça

Márcio Thomaz Bastos, o advogado e ex-ministro da Justiça, de 79 anos, morreu no Hospital Sírio-Libanês, na cidade de São Paulo. Na manhã desta quinta-feira (20), a informação foi confirmada pela sua equipe médica.
Ainda segundo o boletim médico, desde a terça-feira (18), Bastos estava internado para tratamento de descompensação de fibrose pulmonar. Bastos esteve à frente do Ministério da Justiça durante o governo de Luís Inácio Lula da Silva, entre os anos de 2003 e 2007.
Ele foi responsável pela aprovação do Estatuto do Desarmamento, em 2003; e pela aprovação da Emenda Constitucional n° 45, conhecida como a Reforma do Poder Judiciário, em 2004.
Trajetória
Bastos nasceu em Cruzeiro, no interior paulista, e formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) em 1958. Durante sua carreira, atuou no ramo do direito criminal. Além disso, foi vereador pelo Partido Social Progressista (PSP) na sua cidade natal de 1964 a 1969 e representante das entidades de classe dos advogados, presidindo a seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entre 1983 e 1985.
O jurista também atuou em casos de repercussão, como na acusação dos assassinos de Chico Mendes, do cantor Lindomar Castilho e do jornalista Pimenta Neves.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário