A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 24 municípios do Ceará na noite desta quarta-feira e madrugada desta quinta, 02. As precipitações foram localizadas, mas ocorreram em várias regiões e não são comuns para esta época do ano.
As dez maiores chuvas registradas pela Funceme ocorreram nos seguintes municípios: Ipueiras (49mm); Arneiroz (36mm); Choró (28mm); Cedro, em Várzea da Conceição (23mm); Crateús (15.6 mm); Ipueiras (15mm); Ibicuitinga (14.9mm); Lavras Da Mangabeira (14.2mm); Iguatu (14mm) e Ibaretama (12mm).
Há 12 dias que a Funceme não registrava chuvas significativas no Ceará. No último dia 19 de setembro, houve precipitação em 28 municípios, sendo a maior em Várzea Alegre (33mm). No início do mês de setembro houve registros, mas em menos de cinco municípios e com reduzida pluviometria.
De acordo com o meteorologista da Funceme, Leandro Valente, a influência de áreas de instabilidade atmosférica que se formam por causa da presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN) sobre o Nordeste brasileiro, deixou o tempo instável. “A aproximação desse sistema, cujo centro está no Oceano Atlântico, favorece a ocorrência de chuvas”, explicou Valente. “Nas bordas do CAN há precipitações, enquanto que no centro fica desfavorável”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário