Desde 1998, quando há oito grupos na Copa do Mundo, classificando apenas primeiro e segundo de cada chave, a Copa de 2014 foi a única em que todos os primeiros colocados de todos os grupos classificaram.
Em 1998, seis primeiros colocados se classificaram. A Nigéria e a Romênia, primeiras colocadas na primeira fase, ficaram de fora, perdendo suas vagas para Dinamarca e Croácia.
Na Copa de 2002, um recorde negativo para os primeiros colocados. Apenas metade deles se classificaram às quartas de final. México, Dinamarca, Suécia e Japão ficaram de fora. Os mexicanos perderam o clássico da Concacaf para os EUA, enquanto os dinamarqueses perderam para os ingleses. Já os suecos foram surpreendidos, na prorrogação, para Senegal. Por fim, os donos da casa, japoneses, caíram para a Turquia.
Em 2006, novamente, duas equipes primeiras colocadas na primeira fase caíram antes da hora. Suíça e Espanha foram as decepções, perdendo para Ucrânia e França. Os suíços, no entanto, caíram apenas nos pênaltis, enquanto os espanhóis perderam no tempo normal.
Em 2010, o tabu quase foi quebrado. No entanto, os Estados Unidos, líderes em sua chave, perderam para Gana na prorrogação e deram adeus ao Mundial mais cedo. Neste ano, todos os primeiros colocados classificaram-se às quartas.
Fonte: PLACAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário