sexta-feira, 11 de abril de 2014

Ópera sacra da Paixão de Cristo é encenada por atores, bailarinos e músicos em Paracuru


Dois grandes espetáculos vão marcar a SEMANA SANTA DE PARACURU. Na sexta-feira, 18 de abril, a Praça do Farol será palco ao ar livre da "PAIXÃO DE CRISTO", com elenco de 180 pessoas, entre atores, bailarinos, músicos e figurantes. No Sábado de Aleluia, na Praça de Eventos, a noite será de festa com o forró do sanfoneiro Waldonys.

Localizada a cerca de 80 quilômetros de Fortaleza, Paracuru é o refúgio de muitos visitantes, veranistas e turistas que aproveitam a oportunidade de grandes feriados. A SEMANA SANTA na cidade vem desencadeando uma enorme procura por este público que deseja tranquilidade e uma boa atração para o lazer da família. A "Paixão de Cristo" em Paracuru reúne um público estimado em 4 mil espectadores de todas as idades e classes sociais. É o segundo maior público em um evento na cidade, só perdendo para o Carnaval.

Paixão de Cristo: 
Com elenco de 180 pessoas, entre atores, bailarinos, cantores, músicos e figurantes, além de 20 profissionais na produção, a "Paixão de Cristo" em Paracuru envolve todos os equipamentos culturais da cidade. O espetáculo é dublado, composto por 18 cenas em 1h20min de duração, com início às 20 horas.

O tema deste ano  é JESUS  VIVE, abordando as  lições  de  vida  que  Jesus deixou para  a humanidade. "Procuramos passar a imagem de Jesus como um homem que revolucionou o seu tempo", explica o diretor Alex Santiago, bailarino e coreógrafo da Cia de Dança de Paracuru. Flávio Sampaio, fundador da Escola de Dança de Paracuru, assina o roteiro, que é uma adaptação da obra "Jesus de Nazaré", de Franco Zefirelli.

A Paixão de Cristo é o evento artístico que mais cresce em Paracuru nos últimos anos. Teve início na comunidade ribeirinha de Umarizeiras, onde um grupo de jovens, ligados à capela local, realizou a leitura encenada da Bíblia Sagrada com figurinos e cenários improvisados. Posteriormente o grupo passou a se apresentar também na sede do município.  

Em 2003, Flávio Sampaio passou a dirigir o espetáculo e foram adquiridos figurinos e cenografia. A encenação entrou para o calendário cultural de Paracuru. Em 2010, Alex Santiago assumiu a direção e Flávio Sampaio, o roteiro, com a encenação tornando-se uma “Ópera Sacra”.

O novo formato da "Paixão de Cristo" agradou ainda mais ao público, que cresce a cada ano. "Na opinião de alguns a encenação é à moda antiga, original, um verdadeiro teatro italiano, outros  o consideram um espetáculo arrojado. Entretanto ousamos em vencer o  desafio  de conseguir  uma  inter-relação  das  artes  reunidas  num  só espetáculo.  São  efeitos  visuais  valorizando  as  cenas,  cativando  a atenção e concentração da plateia", diz Alex Santiago. A montagem tem figurino de Terezinha de Fátima e cenografia de Antônio Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário