Pela primeira vez no Ceará e nos demais estados do País, meninas de 11 a 13 anos receberão, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra o Papiloma Vírus Humano(HPV), que se destina a prevenir, desde cedo, o câncer do colo de útero e verrugas vaginais. O dia ¨D¨ da campanha acontecerá na segunda-feira (10), data na qual a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em parceria com os municípios, desenvolverá ações buscando conscientizar a população sobre a importância da vacinação.
A imunização acontece em três doses da vacina, sendo que a primeira será aplicada até 10 de abril em unidades de saúde e também em escolas públicas e privadas, explicou a coordenadora da Imunização da Sesa, enfermeira Ana Vilma Leite Braga. Já a segunda dose deve ser aplicada após seis meses (no período de 1 a 12 de setembro) e a terceira e última dose com cinco anos a após a primeira.
"Essa vacinação será inédita no País", explica a enfermeira, adiantando que nas escolas a vacina será aplicada por integrantes das equipes de Saúde da Família, treinadas com esse fim. A meta do Ministério da Saúde é incluir a vacina contra o HPV no calendário vacinal, ou seja, que passe a ser adotada como uma rotina, adianta.
DN Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário