Serão realizadas ainda Fóruns de debates na Casa, com a intenção de assegurar conquistas jurídicas e políticas em relação a Cultura como gestão pública. O Fórum “Boca da Noite”, realizado terça e quarta, às 18h na Casa receberá convidados que realização exposições propondo temas para o público com o objetivo de encaminhar coletivamente decisões a ganhar forma na vida da população, como o patrimônio edificado no Centro da cidade e a própria formação de acervo e funcionamento da Casa.
Há espaço no evento ainda para formação, com oficinas de xilocordel e de Introdução ao Teatro, no Sesc, que serão abertas ao público com aulas durante a semana do Conselheiro Vivo.
Assim como em 2013, o Conselheiro Vivo 2014 terá novamente a participação de comitiva baiana de Canudos, estreitando ainda mais os contatos depois de pequena comitiva quixeramobinense (ONG Iphanaq/Fundação Canudos) presente às duas últimas romarias ligadas a Memória de Conselheiro, que ocorrem em Canudos, na Bahia, sempre no mês de outubro. Dentre outras participações, os canudenses apresentarão peça teatral na noite do dia 13, precedida pelos Enredos de Antônio, apresentado por atores de Quixeramobim.
Notícias da programação e debates relacionados às temáticas serão veiculados diariamente durante a cobertura especial feita pelo Sistema Maior de Comunicação, com conteúdos da FM Canudos (106,7khz) e Campo Maior AM (840khz), além de espaços do grupo na internet como o Blog Quixeramobim Agora e o portal sistemamaior.com.br. O portal www.patrimoniovivo.org.br também acompanhará a programação.
O evento é uma realização da ONG IPHANAQ, conta com apoio do Sesc Ler de Quixeramobim, Secretaria Estadual da Cultura (Secult CE); Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura de Quixeramobim, Cetra Assessoria ao Trabalhador, Companhia Teatral e Comitiva de Canudos, Instituto Antônio Conselheiro (IAC), Associação dos Feirantes de Quixeramobim, Sistema Maior de Comunicação, Fundação Canudos, Instituto de Juventude Rural de Quixeramobim, Sindseq, MST Quixeramobim (Brigada Antônio Conselheiro) e Projeto Patrimônio em Tela: Oficinas de História, Linguagem e Prática em Vídeo Documentário.
Programação
Conselheiro Vivo: Nascer, Imaginar, Realizar
Tema 2014: Novos mundos para a Casa de Antônio
Dia 10 de março, segunda-feira
06h – Preparativos: Caminhada da Praça da Estação até a Casa de Antonio Conselheiro.
Conselheiro no Rádio
12h – Campo Maior AM 840 kHz (Dentro do Programa ‘Repórter Ceará’)
13h – Canudos FM 106,7kHz
Na Casa Antônio Conselheiro:
17h – Recepção à caravana de Canudos-BA. Apresentação da Banda de Lata Criança Feliz.
18h30 – Banda de Música Sebastião Doth, em Saudação Musical.
19h – Abertura Oficial Com versos de Marcílio Maciel, descendente de Antônio Conselheiro.
19h20 – Apresentação ONG Iphanaq do Conselheiro Vivo 2014:
A Casa Antônio Conselheiro e a construção de conquistas no tempo – Concepção de Programação do ano na busca de realizações.
19h45 – Abertura da Mostra Cultural Casa Conselheiro: construindo Acervo e Funcionamento
(Sesc Ler, Iphanaq, PMQ e Projeto Patrimônio em Tela)
Artistas apresentam as 3 Exposições da Mostra:
- O Gabinete das Maravilhas na Casa de Conselheiro (Alunos do Projeto Patrimônio em Tela);
- Matrizes de Antônio (João Pedro de Juazeiro – Xilogravador e Poeta) e
- Memória edificada quixeramobinense: morrendo e resistindo, resistindo e morrendo (Clewton Nascimento – artista visual e Professor Dr. da UFRN).
20h45 – Exposição de Projeto de Reforma para a Casa Antônio Conselheiro: Espaços, cronogramas e ações para funcionamento.
Secretário Estadual de Cultura (Secult), Paulo Mamede, com Técnicos da Secretaria e do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).
21h15 – Perguntas e debate
Dia 11 de março, terça-feira
8h – Banda de pífanos de Bendegó/Canudos (BA) no Alto da Maravilha.
Conselheiro no Rádio
12h – Campo Maior AM 840 kHz (Dentro do ‘Repórter Ceará’)
13h – Canudos FM 106,7kHz
Na Casa Antônio Conselheiro
18h: Na Boca da Noite – Abertura do 1º Fórum A Casa Antônio Conselheiro e os usos de Cultura e Turismo, na sala da Casa.
Tema em debate: Uma Casa em movimento: o contexto contemporâneo de Conselheiro/Canudos em Quixeramobim – A produção Cultural a partir da Casa: repertórios, ações e a criação/viabilização de documentos artísticos.
Proposição: Apresentação dos artistas da Mostra Cultural, com Roda de conversa entre o público e entidades realizadoras.
Participação: Secretaria Estadual da Cultura
20h – Abertura da Feira do Belo Monte: Música e cotidianos. Exposição de Estandes e Barracas em frente à Casa Antônio Conselheiro, ao som de sanfoneiros e artistas convidados.
Temática da noite na Feira: Agricultura Familiar
Organização: Associação dos Feirantes de Quixeramobim, Instituto Antônio Conselheiro (IAC), Cetra Assessoria ao Trabalhador, Prefeitura de Quixeramobim, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixeramobim e ONG Iphanaq)
Sanfoneiros da noite: Tenílson do Acordeom e Luiz Paulo (acompanhados de Regional Musical). Participação: Damião Monteiro – Conselheiro e Viola
Dia 12 de março, quarta-feira
6h – Feira semanal da Agricultura Familiar (Mercadinho). Edição Especial: Partilha de experiências com a presença da comitiva de Canudos. Ao final da Feira, caminhada musical para a Sessão Solene da Câmara (10h): comendas Antonio Conselheiro.
Conselheiro no Rádio
12h – Campo Maior AM 840 kHz (Dentro do ‘Repórter Ceará’)
13h – Canudos FM 106,7kHz
Na Casa Antônio Conselheiro
18h: Na Boca da Noite – Continuação do 1º Fórum A Casa Antônio Conselheiro e os usos de Cultura e Turismo, na sala da Casa.
Tema em debate: A Casa Antônio Conselheiro no contexto do Centro do Ceará: conquistas patrimoniais – Cultura, Educação e Turismo.
Proposição: Arquiteto Artur Costa e convidados, com Roda de conversa entre o público e entidades realizadoras.
Participação da Superintendência Estadual do Iphan-Ceará.
20h – Feira do Belo Monte: Música e cotidianos. Exposição de Estandes e Barracas em frente à Casa Antônio Conselheiro, ao som de sanfoneiros e artistas convidados.
Temática da noite na Feira: Artesanato e criações artísticas
Organização: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cetra Assessoria, Prefeitura de Quixeramobim, IAC, ONG Iphanaq, Instituto dos Jovens Rurais de Quixeramobim e Grupos de Artesanato.
Sanfoneiros da noite: Nonô e Antônio Segundo (acompanhados de Regional Musical)
Participações: Poeta José Américo, em recital (Companhia de Canudos – Bahia) e Grupos de Juventude de Quixeramobim.
Dia 13 de março, quinta-feira
(Feriado Municipal pelo nascimento de Antônio Conselheiro: 1830, em Quixeramobim).
8h – Apresentações escolares e premiação do concurso de redação no Ginásio Prof. José Artur Costa, na Escola Agrícola.
Conselheiro no Rádio
12h – “Conselheiro hoje e sempre! – Programa Especial em cadeia de emissoras.
Na Casa Antônio Conselheiro:
16h – Páginas e Músicas: Lançamento de livro ao som da Banda de Pífanos de Bendegó/Canudos-Bahia.
Lançamento do Livro “De Quixeramobim a Belo Monte: Olhares sobre Antônio Conselheiro” Secult CE/ONG Iphanaq)
Danilo Patrício e Osvaldo Costa (Autores Organizadores).
Lista dos demais Autores com ensaios: Ângela Gutierrez (UFC), Eleuda de Carvalho (UFT), Gilmar de Carvalho (UFC), Ismael Pordeus Jr (UFC), Karla Patrícia Holanda Martins (UFC), Paulo Emílio Matos (FGV/UFF) e Ricardo Barrocas (UFC).
Livro com gravuras do artista João Pedro do Juazeiro
Articulação: Secult CE/ONG Iphanaq.
Lançamento na Casa com Apresentação, venda (R$ 20,00) e sessão de autógrafos, como atividade conjunta do Projeto “Conversa com Autor”, do Sesc.
19h30 – Em Palco: Enredos para Antônio, com Elistênio Alves e João Paulo Barbosa
(Apoio Sesc Ler)
20h15 – Teatro “Melelego” – Companhia Teatral de Canudos-Bahia.
21h – Encerramento da Feira do Belo Monte com o 1º Encontro de Sanfoneiros: Acordes para Antônio – Tenílson, Luiz Paulo, Nonô e Antônio Segundo.
Participação da noite: Autores do “Cordel do Conselheiro” (Alunos EJA do Sesc Ler Quixeramobim – Produção de Oficina). Show com Azanias Henrique.
Atividades Complementares
*Oficinas de “Introdução ao Teatro” serão ministradas (diurnas) pela Companhia de Teatro de Canudos-Bahia, no Sesc Ler. Informações e inscrições pelo Sesc Ler (88) 3441-1402 e SecultQ.
*O Sesc Ler também sedia, durante no período do Conselheiro Vivo, oficina de Xilocordel ministrada por João Pedro do Juazeiro. A oficina é voltada para público interno da unidade, formado por alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que na noite do dia 13 de março apresentam o Cordel do Conselheiro, na programação noturna da Casa. Mais informações com Leni Oliveira: (88) 88 9969.9807
*Entre segunda e quarta, sempre às 14h, será exibido (3 escolas) o filme “Sobreviventes – Os filhos da Guerra de Canudos”, de Paulo Fontenelle (2004), sempre seguido de debate. Cine Sesc (informações com Sesc Ler).
*As entidades envolvidas diretamente na Feira do Belo Monte participam também através de mobilização e estrutura para o Conselheiro Vivo.
*Oficinas de Pintura (Aquarelas do Conselheiro) e Biscuit (Transformações de Conselheiro) serão realizadas nas escolas municipais a partir de organização das secretarias municipais envolvidas, com trabalhos apresentados na manhã do dia 13, 8h, no Ginásio José Artur Costa. Mais informações com a SecultQ.
*O Conselheiro Vivo 2014 veiculará alguns momentos em transmissão online pelo site www.patrimoniovivo.org.br, com realização de alunos do Projeto Patrimônio em Tela.
*Antes da Abertura, na noite de domingo, 9/13, (20h), ocorre Receptivo musical aberto com artistas e colaboradores, na Casa Antônio Conselheiro (Rua Cônego Aureliano Mota, 210, Centro).
Informações
Conselheiro Vivo 2014
De 10 a 13 de Março, em Quixeramobim
Site: www.patrimoniovivo.org.br
E-mail: conselheirovivo@gmail.com / iphanaq@gmail.com
Contatos: Aílton Brasil (88) 9998-7434 – Danilo Patrício (85) 9694-7162 - Neto Camorim (88) 9926-1048 – (88) 9864-5220 – Elistênio Alves - Sesc Ler Quixeramobim (88) 3441- 1402
Nenhum comentário:
Postar um comentário