fotos Valmir Holanda
No início do Carnaval, no Ceará, poderão ocorrer chuvas isoladas durante a madrugada e na manhã deste sábado, com maior probabilidade de ocorrência na Região Litorânea do Estado. Essa é a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia de Recursos Hídricos (Funceme), que divulga hoje previsão para todo o período carnavalesco. A tendência atual é de um Carnaval com reduzidas chuvas.
A Funceme registrou ontem chuvas em 29 municípios. A maior precipitação ocorreu no Cariri, em Missão Velha (78mm), seguida de Barbalha (71mm) e Santana do Cariri (44). Choveu no Crato (42mm) e em Juazeiro do Norte (36mm). Nesta semana, houve uma redução nos índices pluviométricos e no número de municípios.
Mesmo sem ser generalizado, pois ocorreram precipitações isoladas, o Estado enfrenta um veranico na maioria das regiões. Nesse período, o Sul do Ceará foi a região mais beneficiada e para hoje, a Funceme mantém a previsão de chuvas ocasionais durante a madrugada e manhã.
O ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema causador de chuvas no Estado, afastou-se, provocando uma redução na ocorrência de precipitações. "O posicionamento desfavorável do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre parte do Ceará e o distanciamento da Zona de Convergência Intertropical provocou uma redução das chuvas", explica a meteorologista da Funceme, Cláudia Rickes.
DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário