Na programação alusiva ao aniversário da cidade, haverá além de celebrações religiosas, grandes festas e outras atividades esportivas e culturais.
Os festejos terão início nessa segunda, (20/05), com uma sessão solene na Câmara Municipal. Na Terça-feira, (21/05), a partir das 18 horas, a programação do evento continua com a realização de uma Missa em Ação de Graças logo após Feirinha Cultural e Show de Talentos.
Na quarta-feira (22/05)acontece Alvorada Festival (5h), a tarde Desfile Estudantil e para fechar o dia a noite Encontro de Bandas e Homenagem aos 26 anos de Emancipação Política. Na quinta-feira (23/05) o dia está repleto de eventos inciando com Dia "D" na sede com corridas de Ciclismo e Atletismo a programação conta ainda com Inauguração da Unidade Básica de Saúde da Sede e da Academia da Saúde a noite acontece as Finais do Campeonato Municipal de Futsal (Adulto, Sub 12 e Máster). Sexta-feira (24/05) 8h Pires Ferreira Criança e a Noite a partir das 19h Final de Futsal (Feminino e Sub 16).
No Sábado às 20h o tradicional Desfile da Rainha do Município encerando com Festa Dançando e para encerrar em grande estilo e com muita festa a programação do aniversário de 26 anos de Pires Ferreira, o município será palco para a melhor banda de forró do momento, Aviões do Forró. Será montado um palco, com bela estrutura, som e luz.
Conhecendo o município
O povoamento da localidade começou em meados do século XIX, onde pequenos agricultores formaram o pequeno arral por nome de "Mocambo", os primeiros habitantes da cidade pertenciam as família dos Ferreira e dos Taumaturgo, sendo o Sr João Inácio Ferreira o introdutor do ensino no município, para onde teria levado a primeira professora, deslocada de Fortaleza, à cavalo, para lecionar neste município, outro povoador a ser lembrado é um homem conhecido pela alcunha de “cajueiro”, na época, o pedreiro que teria construído a ponte sobre o riacho São Francisco. Tempos depois o povoado passou a se chamar "Humaitá", seu desenvolvimento teve início em 1894 quando a Estrada de Ferro de Sobral chegava à comunidade, sendo inaugurada na vila uma estação ferroviária em 21 de janeiro de 1925, que proporcionou uma fase bastante próspera para a comunidade, que depois passou a se chamar "Pires Ferreira".
Uma Curiosidade a ser registrada, é que o então distrito, na década de 60, teria sido elevado a categoria de município, mas logo depois rebaixado, permanecendo como Distrito de Ipu até 1987. Isso aconteceu por ocasião da revolução de 1964, onde foi elevado a categoria de município através da Lei Estadual nº 6.418 de 9 de Julho de 1963, assinado pelo então Governador do Estado do Ceará, Coronel Virgílio Távora. Mas em 14 de Dezembro de 1965, essa elevação a município foi suprimida pela Lei Estadual nº 8.339, onde o então Município de Pires Ferreira voltava a ser Distrito do Município de Ipu.
Na década de 80 iniciou-se uma campanha em prol de uma nova emancipação, onde fora realizado um plebiscito, finalmente em 22 de Maio de 1987, através da Lei Estadual de nº 11.325, o distrito de Pires Ferreira tornara-se Município definitivamente. Seu primeiro prefeito foi o Sr. Antônio Meton Passos Júnior. Segundo Prefeito o Sr. Enoque Mororó e o terceiro prefeito, o Sr. Francisco das Chagas Torres Júnior (Torrim). Em 2005 o ex-professor Marcos Camelo Marques foi eleito prefeito do município e reeleito em 2008, e após dois mandatos no dia 07 de Outubro de 2012, Marfisa Aguiar foi eleita sua sucessora, tornando-se a primeira mulher a comandar a prefeitura do município, assumindo no dia 01 de Janeiro de 2013.(Wikipédia)
Fonte:Ipú notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário