|
|
O superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Quintino Vieira, falou das obras do Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central que deve tomar um novo ritmo nos próximos dias. O engenheiro participou na tarde desta segunda-feira, 22, do Programa Repórter Ceará, da Rádio Campo Maior AM 840.
De acordo com Quintino houve uma desaceleração nos últimos meses decorrente de problemas com a empresa contratada, entretanto o DAE voltou a cobrar celeridade nas obras: “Nos fizemos uma reunião e montamos um novo cronograma e a empresa ou entra com a velocidade que nós queremos ou colocaremos o segundo lugar para terminar essa obra, mas creio que não será preciso isso, mesmo porque ela (a empresa) tem nos dado nos últimos 60 dias uma resposta muito maior”, disse afirmando que a previsão de entrega da unidade fica para o final deste ano.
Considerada a maior obra da região, HRSC, em Quixeramobim irá beneficiar também a população de mais 19 municípios (Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá). De acordo com a assessoria do DAE, a unidade contará com 252 leitos. 15 leitos serão destinados para a emergência infantil, 30 leitos para a emergência adulto, 20 leitos de UTI, 16 leitos de terapia semi-intensiva, 12 leitos de cirurgia, oito no setor de neonatologia, 11 leitos neonatais e 140 leitos na enfermaria. Além de contar com 11 salas de cirurgia, 15 consultórios e oito salas de exames e tratamentos. Estão sendo investidos R$ 67.659.929,77 no equipamento de saúde que terá 19.505 metros quadrados de área construída.
Quanto à inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas em Quixeramobim, Quintino afirmou que a obra já foi entregue à Secretaria de Saúde desde o ano passado, ficando o órgão responsável por equipar o Centro: “É a Secretaria de Saúde que bate o martelo junto ao gabinete do Governador para puder fazer as inaugurações. Creio que já estejam negociando a inauguração”. Já em conversa com a reportagem, a Assessoria da SESA afirmou que a unidadeestá prevista para ser entregue até a primeira quinzena de maio. Ainda na área da Saúde, Quintino lembrou investimentos também realizados em outros municípios da região, como a construção da Policlínica e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Quixadá.
O entrevistado ainda sinalizou a possível construção de uma pista de vôo em Quixeramobim após a inauguração do Hospital Regional: “O governador tem levado muitas obras para esta região e quem sabe com esse grande hospital não surja também um grande campo de pouso para puder servir como ‘objeto’ da unidade hospitalar e população”.
Segundo Quintino, o secretário do Esporte, Gony Arruda deve vir à Quixeramobim para discutir a regularização do terreno para construção da Praça da Juventude no município: “Estamos precisando dar uma agilidade na parte que cabe a regularização do terreno e com isso devemos entregar a Praça à população em um prazo de 90 dias”, revelou.
Saiba mais Dados da Assessoria do DAE mostram que o Governo do Estado do Ceará executa diversas obras de infraestrutura na Região do Sertão Central e adjacências, beneficiando os municípios de Quixeramobim, Ocara, Milhã, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Canindé, Boa Viagem, Pedra Branca, Quiterianópoles, Acopiara, Catarina, Iguatu, Quixadá, Uruburetama, Morada Nova, Senador Pompeu, Aracoiaba, Itaipuna, Santa Quitéria, Piquet Carneiro, Tauá, Mombaça. De 2007 a 2013, foram investidos R$ 271.690.584,80, entre obras concluídas e em andamento.
O Estado já concluiu 90 obras de infraestrutura na Região, entre estas as Policlínicas, Quadras Poliesportivas, Cisternas, Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h, Delegacias, Pista de Skate, Escolas Profissionalizantes, Centro de Especialidades Odontológicas - CEO, Escolas Indígenas, Escolas de Ensino Médio, postos de fiscalização e reparos em escolas. Todas as obras foram fiscalizadas pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), órgão vinculado a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).
Atualmente, o DAE fiscaliza 41 obras, entre elas o Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central - HRSC, Escolas Profissionalizantes, Quadras Poliesportivas, Sistema de Abastecimento de Aguá, Cadeias Pública, Praças da Juventude, Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h, Escolas de Ensino Médio, Quadras Poliesportivas, Delegacias e Perícia Forense do Ceará - PEFOCE.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário