Presidente da Ematerce e o presidente da Associação Comunitária - Foto Crisanto Teixeira |
A comunidade de Barra do Bento, distante 25 km da cidade de Canindé, região do sertão central, tem garantido o abastecimento com água para o consumo humano e animal, graças a um açude construído em 2010, pela Ematerce – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará. Conta o presidente – engenheiro agrônomo José Maria Pimenta Lima, que a solicitação partiu da Associação Comunitária de Barra do Bento, através de abaixo assinado recebido das mãos do presidente da ONG Raimundo Rodrigues de Sousa. “Quando recebemos a demanda, tratamos logo de visitar a comunidade e ao chegarmos lá, percebemos, que era muito grande a dificuldade para as trinta famílias viverem numa localidade sem água; autorizamos a execução da obra no valor de R$ 70.000,00 (Setenta Mil Reais), recursos do tesouro do estado; estamos muito satisfeitos com essa ação, pois com a seca inclemente de 2012, o açude não secou e está garantindo água para toda a região”, comemora Pimenta.
Açude construído pela Ematerce em Canindé - Foto Crisanto Teixeira |
No ano seguinte, 2011, com recursos do Projeto São José foi implantado o sistema de Abastecimento de Água para a Comunidade de Barra do Bento, atendendo a 30 famílias, ao custo de R$ 81.470,93 (Oitenta e Um Mil, quatrocentos e setenta reais e noventa e três centavos). O projeto contou com o acompanhamento do engenheiro agrônomo José Cleiton Nogueira, que atuou também na orientação e execução dos serviços. “O fornecimento de água encanada nas comunidades tornou-se num grande beneficio, pois assim, as pessoas passaram a contar com à água na torneira dentro de casa, evitando o deslocamento para pegar água no açude, muitas vezes carregando uma lata na cabeça, ou se valendo do jumento-pipa”, destacou José Cleiton.
A água do açude permite regar o quintal produtivo - Foto Crisanto Teixeira |
O próximo passo será o tratamento da água que está sendo ofertada pelos sistema na sua forma bruta. O presidente da Ematerce José Maria Pimenta já assegurou a implantação do sistema de tratamento, e que deverá funcionar através de uma parceria entre a comunidade e o órgão executor. Enquanto isso, a Ematerce através da gerencia regional de Canindé, nos próximos dias estará implantado projeto produtivo na comunidade com duas mandalas, usando também a água do açude. Enquanto isso, o casal José Martins Ribeiro e Maria de Fátima Sousa Ribeiro, está lavando roupa em casa com toda a comodidade, o que antes era muito trabalhoso, por ter de levar toda a roupa e utensílios para as margens do açude. Quem também comemora é Raimundo Rodrigues de Sousa, que aproveitou também a água para cultivar uma pequena horta no quintal da casa e dessa feita, ter o cheiro verde para o tempero da panela, entre outros produtos hortifrutigranjeiros.
Crisanto Teixeira – Jornalista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário