Um clima de festa e disputa eleitoral tomou conta do trecho de 15 quilômetros entre a estação Carlito Benevides, em Pacatuba, e Parangaba, em Fortaleza. O metrô da Linha Sul fez a primeira viagem após uma longa obra de quase 14 anos. Acompanhado dos prefeituráveis Ferruccio Feitosa e Roberto Cláudio, Cid Gomes fez inauguração simbólica do equipamento, que inicia fase de operações assistidas.
A obra completa deve ser entregue apenas em 2013. De acordo com o governador, em outubro, o trecho em avaliação deve ser ampliado até as estações subterrâneas localizadas no Centro da cidade.
Fogos, discursos e a presença maciça da população, curiosa em conhecer o tão aguardado metrô, foram a tônica da cerimônia. Pessoas que esperam ter de volta o transporte ferroviário, principal ligação entre Maracanaú e Fortaleza.
Pelo menos até o fim deste ano, as passagens do metrô, que circulará apenas de 9h às 15h, serão gratuitas e a população não terá garantias do pleno funcionamento do equipamento.
No período de testes, o governo pretende mobilizar a população para a conservação dos trens. Não serão permitidos nenhum tipo de comércio no interior do veículo nem mesmo pregações religiosas, de acordo com Antônio Chalita, gerente de Controle e Tráfego do Metrofor.
Pelo menos um dos vagões dos caríssimos trens italianos já teve um vidro trincado pelo impacto de uma pedra. Também foi possível observar que muitas pipas já se enroscaram na parte superior dos vagões.
Linha Sul
A linha Sul liga Fortaleza a Pacatuba. São 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado.
Esta linha irá receber um total de 20 trens que formarão dez composições de 80 metros, cada. A linha contém 18 estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central – Chico da Silva.
A obra está recebendo um investimento total de R$ 1,705 bilhão. Em 2013, serão feitos os ajustes finais para início da operação comercial. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena com os terminais de ônibus.
A linha Sul liga Fortaleza a Pacatuba. São 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado.
Esta linha irá receber um total de 20 trens que formarão dez composições de 80 metros, cada. A linha contém 18 estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central – Chico da Silva.
A obra está recebendo um investimento total de R$ 1,705 bilhão. Em 2013, serão feitos os ajustes finais para início da operação comercial. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena com os terminais de ônibus.
Com informação do Diário do Nordeste
Fotos Valmir |
Nenhum comentário:
Postar um comentário