FÉ E TRADIÇÃO: MISSA DO VAQUEIRO É CELEBRADA NAS FESTIVIDADES DE SANTO ANTONIO
Pelo sétimo ano consecutivo a cidade de Quixeramobim manteve a tradição em dedicar uma missa aos vaqueiros da região durante as festividades do padroeiro Santo Antonio.
A celebração aconteceu na Praça Dias Ferreira e contou com a presença de mais de 200 vaqueiros de toda a região. Padre Adauto, foi o responsável pela celebração eucarística pelo terceiro ano consecutivo. Amante da cultura nordestina e fã do eterno “Rei do Baião”, Padre Adauto aproveitou para cantar musicas de Luiz Gonzaga, o grande responsável pela realização da primeira missa do vaqueiro em 1970, juntamente com o Padre João Câncio celebrada no Sítio Lajes, em Serrita, no alto Sertão do Araripe, no estado de Pernambuco. Ao som de muita sanfona comandada pelos sanfoneiros Luis Paulo, Tênilson, Geraldo Ferreira, Elton Saraiva, os fiéis que acompanhavam a celebração se emocionavam relembrando épocas de sofrimento e alegrias registrados nas canções eternizadas na voz de Luiz Gonzaga, que teve seu centenário lembrado pelo Padre responsável pela celebração.
Em Quixeramobim, a missa foi iniciada na gestão da ex-secretária de Cultura do município, Terezinha Oliveira, que faz parte do Fã Clube “Viva o Rei Luiz Gonzaga”, ao qual através da paixão pela cultura nordestina e pelo Rei do Baião, tomou a iniciativa e em 2006 realizou a primeira celebração em homenagem aos vaqueiros da região.
CONFIRA OS VIDEOS DAS MÚSICAS "ASA BRANCA", DE HUMBERTO TEIXEIRA E LUIZ GONZAGA, GRAVADA EM 1947, E "SÚPLICA CEARENSE", DE GORDURINHA E NELINHO, GRAVADA EM 1984 PELO REI DO BAIÃO LUIZ GONZAGA CANTADA NA VOZ DO PADRE ADAUTO FARIAS DURANTE A CELEBRAÇÃO .
POR FERNANDO IVO
FOTOS E VIDEOS: osertaoenoticia.com
FOTOS E VIDEOS: osertaoenoticia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário