quinta-feira, 3 de maio de 2012

TUNEL DO TEMPO: LULA E FERNANDO HENRIQUE NO DIA INTERNACIONAL DO TRABALHO, EM 1978

LULA E FERNANDO HENRIQUE E 1978
O amigo Chico Melfi enviou, via e-mail, a foto acima, que é do dia 1° de maio de 1978 e mostra dois futuros presidentes do Brasil – Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva – distribuindo panfletos na porta de uma montadora de carros, em São Bernardo do Campo.
Na época, Fernando Henrique era candidato a senador, por uma sublegenda do PMDB, e teve Lula como seu cabo eleitoral, entre os trabalhadores. Alguns dias depois, Lula comandou a primeira greve operária após a edição do famigerado AI-5. Na manhã do dia 12 de maio de 1978, cerca de 3.000 metalúrgicos da Scania entraram na fábrica, mas não ligaram as máquinas.
Em 1979, nova greve, dessa vez, uma greve geral que levou 80.000 trabalhadores ao estádio da Vila Euclides, em São Bernardo do Campo. De acordo com o sindicato, 113 mil trabalhadores cruzaram os braços em São Bernardo e Diadema, mais 47 mil em Santo André e região e outros 25 mil de São Caetano. O governo de João Figueiredo endureceu, intervindo no sindicato e a greve acabou duas semanas mais tarde, sem conquistas.
Em fevereiro de 1980, na esteira do reforma partidária aprovada pelo Congresso, Lula fundou o Partido dos Trabalhadores(PT). Menos de dois meses depois, comandava outra greve em São Bernardo, que durou 41 dias e – não obstante o apoio de grante parte da sociedade e de políticos - foi duramente reprimida e terminou com Lula preso e afastado do sindicato.
http://cardosinho.blog.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário