TRABALHO AUTÔNOMO: CRESCE NUMERO DE DIARISTAS!
Apesar da baixa no número de empregadas domésticas, as diaristas têm elevado sua presença no mercado de trabalho. De acordo com dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), a porcentagem subiu de 22,4% em 2009 para 27,4% em 2011, na Região Metropolitana de Fortaleza, sinalizando que mais trabalhadores estão atuando de forma autônoma.
A falta de formalização do vínculo de trabalho é um dos fatores que estimulam a menor participação do emprego doméstico no mercado local. Conforme a PED, apenas 15% do total destes profissionais mensalistas possuem carteira assinada.
Rendimento
Outro aspecto característico para a desvalorização da classe é o baixo nível de remuneração, visto que o rendimento médio é de R$ 442,00, segundo a pesquisa.
Abaixo do Mínimo
Já os trabalhadores que possuem vínculo formal recebem uma remuneração média de um salário mínimo, que, hoje, vale R$ 622,00.
A atividade doméstica ainda representa uma porta de entrada para os jovens no mercado, uma vez que 12,5% da categoria possuem, no máximo, 24 anos de idade, segundo a PED.
Mas a maioria se concentra em uma idade mais avançada. Segundo o levantamento, 42,9% dos empregados domésticos possuem mais de 40 anos, proporção maior se comparada a 2009, quando se contava 36,6% do total.
Com informação do Diário do Nordeste.
Fotos Valmir |
Nenhum comentário:
Postar um comentário