quinta-feira, 12 de abril de 2012

Estiagem: Falta planejamento e ação

A escassez das chuvas no Ceará em 2012, especialmente no Sertão Central poderá representar uma das maiores secas dos últimos tempos.

Infelizmente, ao longo dos anos o governo não tem sido capaz de implantar programas que possibilitem aos produtores rurais nordestinos enfrentarem sem traumas, as intempéries da natureza, no caso do nordeste, ocasionadas pelas secas que constantemente são registradas na região.


Falta planejamento, ação, e vontade política para resolver essa situação secular, que em outros países com as mesmas características climáticas já não é mais problema, as ações implantadas aqui são apenas pequenos paliativos.


“Garantia Safra”
O programa garantia Safra é um exemplo de paliativo ineficaz, por melhor que seja a intenção não resolve o problema, além de um valor que não é capaz de manter uma família com dignidade, sua abrangência está muito longe de cobrir a demanda.


Em Madalena

No município de Madalena, que tem base econômica na agricultura familiar, existia até o ano passado 3725 cadastrados no programa Garantia Safra, já este ano, após “reavaliações” do MDA, esse número caiu para 1998.

Pecuária

A pecuária é outro setor e componente importante na economia de Madalena e nos demais municípios da região, e não pode ficar renegada a segundo plano, o segmento está sofrendo diante da escassês d'água, pouca pastagem, e ração caríssima.

Separar o "joio do trigo"

É importante que o poder público possa está voltado para os anseios daqueles que verdadeiramente produzem, e neste momento são os que mais sofrem, os oportunistas que geralmente se apresentam nesses momentos falando em nome dos produtores não poderão prevalecer diante das vítimas reais da estiagem.
                         FOTOS  VALMIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário