sábado, 25 de fevereiro de 2012

APOSENTADO É VÍTIMA DO “CONTO DO BALUDO” EM QUIXERAMOBIM

Na manhã desta sexta-feira, 24, a polícia militar de Quixeramobim foi acionada para uma ocorrência que há muito tempo não é registrado no município, o “conto do baludo”. 

Segundo informações da polícia, por volta das 10 horas dois indivíduos não identificados sendo um homem e uma mulher, abordaram um aposentado de 70 anos quando o mesmo saia da agência do Bradesco. Segundo a vítima, ele veio achar um cheque no valor de 15.000,00 reais, e devolveu para os prováveis donos ao qual tinha caído do bolso. Os indivíduos falaram que gratificariam a vítima por acha o cheque com um par de sapatos, em troca a vitima ficaria guardando uma sacola com 5.000,00 reais enquanto eles iam buscar a gratificação. Os indivíduos após conquistarem a confiança da vítima conseguiram convencer ele a entregar a bolsa que estava com a quantia de 1.000,00 reais que tinha acabado de sacar da agência bancária como uma garantia de segurança enquanto voltavam com a recompensa. Logo em seguida os indivíduos tomaram rumo ignorado não voltando mais.

A viatura do P.O.G 1452 comandada pelo Sargento Aragão, Soldado Rivelino e Soldado Lira, realizaram buscas mas até o fechamento desta matéria não conseguiram identificar os golpistas.

CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O "CONTO DO BALUDO"

O crime acontece da seguinte forma: Geralmente uma dupla (dois homens ou um homem e uma mulher), realizam a abordagem a vítima, o primeiro criminoso deixa cair um cheque, que é roubado, e que consta de um valor vultoso, o cheque é dispensado de forma a parecer que foi acidental, as vezes a possível vítima ignora ou simplesmente não percebe o cheque sendo derrubado, é aí que entra em cena o segundo criminoso-coadjuvante, ele percebe o cheque caído e pergunta se não é da vítima, daí diante de uma negação, o meliante diz “então deve ser daquele outro cidadão”, momento em que chama pelo primeiro criminoso e diz que a vítima foi quem encontrou o cheque, e nesse momento o primeiro criminoso começa a simular um ritual de agradecimento, faz um alarido tamanho, quando percebem que a vítima se comoveu, aí vem o golpe, ele leva o segundo acusado e a vítima, para gratificá-los em determinado lugar.

Em seguida deixa o cheque encontrado pela vítima como garantia em suas mãos e pega a sua bolsa, onde estaria uma quantia em dinheiro, e diz “fique aqui aguardando que eu vou pegar um presente para você, que me livrou de um imenso prejuízo” e a pessoa fica esperando, enquanto o primeiro criminoso leva consigo o segundo criminoso para ir receber o seu prêmio e trazer o da vítima, nisso a dupla se evade e depois de algum tempo é que a vítima percebe que foi vítima do CONTO DO BALUDO.

Modus dos criminosos: 
1-Se vestem bem, parecendo pessoas comuns; 2-Praticam o crime desarmadas; 3-Fogem da cidade assim que praticam o crime, dentro do lapso de tempo que a vítima descobre que foi enganada, algo em torno de 30min a 01h; 4-Agem com absoluta naturalidade; 5-Escolhem a vítima dentro da agência bancária.

É importante ressaltar que esses meliantes costumam entrar nas agencias bancárias e ficarem como que na espera de alguém, às vezes chegam a entrar na fila dos caixas como que fosse fazer alguma movimentação e ficam a observar e escolher a vítima perfeita.

E quem seria a vítima perfeita? 
As pessoas com maior potencial vitimológico para esse tipo de delito são justamente pessoas de idade avançadas e desacompanhadas; senhoras e as mulheres em geral; pessoas que aparentem baixo nível de instrução-mais fácil de serem convencidas.

Como evitar esse tipo de situação:
1-Evitar andar sozinho(a) quando for sacar algum volume de dinheiro; 2-evitar contar altas somas em público a vista das pessoas; 3- Chamar a Polícia sempre que perceber alguma situação que se assemelhe “AO GOLPE DO BALUDO”. É importante salientar que as pessoas procurem ficar alertas a este tipo de situação pois as vezes as pessoas simplesmente não caem no golpe e ignoram a ação dessas pessoas, porém deixam de se prevenir, chamando a polícia ou mesmo buscando algum outro tipo de proteção, e o que ocorre é que as vezes a situação evolui para uma SAIDINHA DE BANCO, onde o criminoso segue a pessoa e em local mais apropriado abordam com violência ou grave ameaça e tomam a bolsa da vítima. (blogsertão abandonado)

Mais Informações:
Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim
Rua Dr. Miguel Pinto, 100
(88) 3441-0302

Nenhum comentário:

Postar um comentário