quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Seca ameniza risco de barragens romperem no Ceará




Com a reserva hídrica nos reservatórios em apenas 10%, o Ceará não corre risco ter barragens rompidas no início de 2019, segundo o titular da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Francisco Teixeira. A declaração foi feita nesta quarta-feira (30) durante coletiva na sede da SRH, em Fortaleza, durante visita da comitiva da Agência Nacional de Águas (ANA) ao Ceará.

“Essas barragens que segundo relatório podem apresentar alto risco. Elas têm que ter uma manutenção imediata e caso, que não é o caso de nenhuma barragem hoje no estado do Ceará, é primeiro tem que chover né, a gente está doido para ter esse tipo de problema porque aqui para nós estamos só com 10% das nossas reservas hídricas quem dera termos pelo menos 50%, mas caso chova e essas barragens encham, se aproximem de 100%, elas são acompanhadas, monitoradas”, disse o secretário.

O risco do estado ter alguma barragem rompida neste ano também foi descartada pelo diretor de gestão da  ANA, Ricardo Andrada.

“Infelizmente os reservatórios do Ceará estão com cerca de 11% da sua capacidade. Portanto, não há nem volume que faça com que os reservatórios tenham algum tipo de problema”, disse Andrada.

Prevenção contra desastres

Ainda sobre a segurança de barragens, Francisco Teixeira, assegurou que o Governo do Estado trabalha de forma preventiva para evitar tragédias como ocorridas em Mariana e a mais recente Brumadinho, ambas em Minas Gerais. Ações como cadastro de barragens feitas nos municípios e identificação de barragens particulares de grande proprietários são algumas das ações prioritárias que são feitas pelo governo.

“Nós temos 30 mil barragens feitas por fazendeiros, pequenos proprietários, grandes proprietários, barragens municipais, que essa nos preocupa a manutenção. Por isso, a secretaria notificou os 184 municípios do estado do Ceará para os prefeitos cadastrarem as barragens municipais feitas no município”, disse Teixeira.

“Estamos juntos com os comitês de bacias gerências regionais da Cogerh buscando identificar as maiores barragens privadas feitas por fazendeiros e também essas barragens que não tem manutenção adequada”, completou o secretário.

Fonte: Diário do Nordeste

Relatório aponta que Ceará tem oito açudes em situação de alto risco





Em consequência da tragédia de Brumadinho (MG), a gestão da estrutura de recursos hídricos virou fator de preocupação em todo o País. No Ceará, o cenário não é diferente, apesar de as chances de rompimento de barragens serem inferiores, devido ao sistema estar com volume baixo, em 10,5%.

Segundo relatório de Segurança Hídrica de 2017, da Agência Nacional de Águas (ANA), o Ceará tem oito açudes em situação de alto risco. Destes, sete são de responsabilidade do Dnocs e um da Cogerh, o Jaburu. Localizado na Ibiapaba, foi construído em área de estrutura geológica não favorável. "De vez em quando apresenta vazamentos", diz Francisco Teixeira, titular da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), que ontem participou de reunião com diretores da agência.

"Não é porque uma barragem está em alto risco que vai romper da noite pro dia. Geralmente conseguimos saber quando uma barragem está para romper. 

Para isso fazemos ações preventivas e corretivas", ressalta. Há um ano, a pasta gastou R$ 4 milhões em reparos no Jaburu. Outra barragem na lista da ANA é Lima Campos, em Icó. Construída em 1932, necessita de constante manutenção.

De acordo com Teixeira, a SRH notificou os 184 municípios cearenses para que gestores cadastrem todos reservatórios. Ao todo, são mais de 30 mil barragens no Ceará, entre as monitoradas pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e privadas.

"Segurança absoluta não existe em nenhuma barragem. Tem que gerenciar de forma adequada, acompanhar e monitorar. Mas não vai acontecer o mesmo de Mariana e Brumadinho. Nem de longe é um risco tão alto quanto ali nas montanhas de Minas Gerais", pondera. Ele informa que R$ 24,7 milhões entrarão em licitação para realizar mais reparos.

Ter reservatórios em alto risco significa, conforme Oscar Cordeiro, diretor de regulação da ANA, estar com algum tipo de dano físico ou má administração. "A classificação leva em conta essencialmente características de conservação. Vemos se é um projeto antigo que não tem informações atualizadas e, de fato, problemas estruturais".

Segundo ele, a classificação está ultrapassada. "Estamos trabalhando para modificar esses critérios. Temos que lembrar que Brumadinho não tinha alto risco, mas olha o que causou".


OITO AÇUDES

As barragens listadas como tendo alto risco, além do Jaburu (Ubajara), são: Ayres de Sousa (Jaibara, em Sobral), Forquilha, Frios (em Umirim), Lima Campos (em Icó), Paulo Sarasate (Araras, em Varjota), Pompeu Sobrinho (Choró) e Várzea do Boi (Tauá). O arquivo 2017 da ANA está disponível no site da agência.


Fonte: O Povo

Açude Germinal, em Pacoti, sangra nesta quarta-feira (30)




O açude Germinal, em Pacoti, começou a sangrar nesta quarta-feira (30). O reservatório tem capacidade para 2,11 hectômetros cúbicos de água. Outros dois, o Cocó e o Jenipapo, também estão com mais de 90% do volume.

Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), também foram registrados aportes em 17 açudes do Ceará. O destaque foi para o Jaburu I, em Ubajara.

O aumento do volume dos reservatórios foi proporcionado pelas chuvas, registradas em 50 postos pluviométricos monitorados pela Funceme.

Em Iguatu, por exemplo, houve chuva de 59mm, nesta terça-feira (29). Já em Acopiara, foi registrada precipitação de 58 mm.

Os 155 açudes cearenses têm capacidade para 18,62 bilhões de metros cúbicos. Atualmente, o volume está em 1,95 bilhões m³, o que corresponde a 10,49% da capacidade. 105 dos reservatórios estão com volume abaixo de 30%.



Fonte: Diário do Nordeste

Barbalha é campeão da primeira fase do Campeonato Cearense 2019

Resultado de imagem para Barbalha é campeão
O Barbalha arrancou um empate em 1x1 com o Ferroviário, na noite desta quarta-feira (30), no Estádio Presidente Vargas e com isso conquistou o título da primeira fase do Campeonato Cearense de forma invicta. O empate manteve a Raposa dos Verdes Canaviais na liderança da primeira fase, com 15 pontos ganhos e lhe garantiu uma vaga na Copa do Brasil de 2020.

O concorrente direto ao título do Barbalha era o Atlético Cearense, que perdeu para o Guarany de Sobral no Junco, por 1x0, gol de Brunão, cobrando pênalti aos 43 minutos do segundo tempo. Ainda pela sétima rodada do Cearense, Floresta e Horizonte empataram em 1x1, no Estádio Domingão, com gols de Erisson para os visitantes e Rômulo para o Galo.

No Estádio Morenão, o Iguatu goleou o Guarani de Juazeiro por 3x0, com gols de Canga, duas vezes e Lucas. Mesmo ganhando, o Iguatu está rebaixado junto com o Guarani para a Segunda Divisão local.

São esses os seis clubes classificados para a segunda fase do Campeonato Cearense: Barbalha, Atlético Cearense, Ferroviário, Guarany de Sobral, Floresta e Horizonte. Esses clubes se juntarão a Ceará e Fortaleza na disputa do título máximo do Estadual. Nessa quinta-feira (31), a Federação Cearense de Futebol divulgará a tabela dos jogos, com início no próximo fim de semana. Com informações do Diário do Nordeste

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Quixeramobim, Quixadá e Banabuiú registram as maiores chuvas do Sertão Central





No início da noite de ontem, 17, relâmpagos, raios e trovões assustaram moradores de Quixeramobim e região. Vários registros incríveis você pode acompanhar através da página do QA no Facebook. Além desses eventos muita chuva banhou a cidade.

De acordo com dados da Funceme, Quixadá, Quixeramobim e Banabuiú ficaram entre as dez maiores chuvas do estado. Acompanhe os números:

Itapiúna (Posto: Fazenda Boa Vista) : 80.0 mm
Itapiúna (Posto: Itapiuna) : 79.0 mm
Horizonte (Posto: Horizonte) : 74.0 mm
General Sampaio (Posto: Jurema) : 71.0 mm
Aracoiaba (Posto: Furnas) : 70.0 mm
Iracema (Posto: Bastioes) : 66.0 mm
Quixadá (Posto: Ac. Pedras Brancas) : 64.0 mm
Quixeramobim (Posto: Radar Quixeramobim) : 63.0 mm
Banabuiú (Posto: Barra De Sitia) : 62.0 mm
Eusébio (Posto: Eusebio) : 60.0 mm

A previsão para hoje para a região é de tempo nublado com chuva. Confira ainda os registros pluviométricos repassados por ouvintes da Rádio Campo Maior AM 840 na manhã de hoje, 18:

Poço Grande: 45.0 mm
Lagoa de Cima (Berilândia): 60.0
Manituba: 40.0
Lacerda: 55.0
Placas Uruquê: 50.0
Chapeú: 30.0
Cipó: 35.0
Fazenda Reunido: 60.0
Cosmos Paes: 40.0
Lima dos Pedros (Senador Pompeu): 40.0
Tranqueira: 45.0
Fazenda Boa Vista (Algodões): 50.0
Lagoa de São Miguel: 79.0
Recreio: 42.0
Barra do Fofo: 50.0
Fazenda Nova Vida: 40.0
Várzea Grande: 39.0
Fazenda Estrela: 30.0
São Bento: 45.0
Algodões: 30.0
Sabiá: 35.0
Santa Helena: 45.0
Santa Helena dos Aderaldos: 35.0
Nenelândia: 50.0
Condado: 53.0
Camará: 40.0
Caldeirão (Tanquinhos): 42.0
Nova Ladeira: 20.0
Limeira: 40.0
Coque: 55.0
Fogareiro: 60.0
Maloca: 40.0
Telha Velha: 51.0
Mulungu: 35.0
Fazenda Serrote: 68.0
Belo Monte: 50.0
Paus Brancos: 40.0
Paus Brancos (Madalena): 34.0
Santo Amaro: 61.0
Oratório: 50.0
Pompeu dos Teixeiras: 60.0
Carqueja: 60.0
Vila de Uruquê: 60.0
Pedreiras: 65.0

Tempestade: Madrugada em Quixadá virou dia pela claridade dos relâmpagos e trovões acordam população


Região Central: Uma madrugada em que a claridade dos relâmpagos deixava a cidade como se fosse durante o dia. Cada um relata nas redes sociais o desespero de uma madrugada atípica na cidade de Quixadá. Relâmpagos, trovões e raios tiraram literalmente o sono do quixadaense.
“Foi anormal e aos meus 78 anos nunca tinha presenciado essa situação, eu pensava que seria o fim do mundo”, disse o agricultor João Jaimes Felix. Ele confirma que acordou às 4h e não mais conseguiu dormir. O desespero dos animais foi outra preocupação.
Acredita-se, que essa madrugada foi a mais desesperadora para milhares de pessoas que tem medo de trovões.
Os trovões são ondas sonoras geradas pelo movimento de cargas elétricas na atmosfera. Devido ao aumento da temperatura do ar nas áreas da nuvem por onde o raio passa, os trovões podem ser perigosos especialmente nos locais próximos da sua ocorrência. A velocidade do trovão também varia com o local onde se propaga. O relâmpago acontece sempre antes do trovão porque a velocidade da luz é mais rápida do que a do som no ar.
Até o momento não há registro de sinistro causado pela tempestade desta madrugada como infarto de pessoas ou queda de raio atingindo animal ou ser humano.
Conforme o registro, choveu apenas 40 mm na cidade de Quixadá, especialmente no bairro Baviera, o registro foi do comunicador Chico Javali, que tem um pluviômetro em sua residência.
As maiores chuvas nas últimas horas foram nos municípios: Iracema (Posto: Bastioes) : 66.0 mm; Iracema (Posto: Canafistula) : 53.0 mm; Quixeramobim (Posto: Uruque) : 50.0 mm; Ererê (Posto: Acude Santa Maria) : 48.0 mm; Ocara (Posto: Serragem) : 48.0 mm; Boa Viagem (Posto: Açude São Jose I) : 47.0 mm; Jaguaribe (Posto: Nova Floresta) : 46.2 mm; Itaitinga (Posto: Itaitinga) : 46.0 mm; Jaguaribe (Posto: Brum) : 46.0 mm; e Barro (Posto: Brejinho) : 45.0 mm.

Últimas horas: maiores chuvas no Estado

A FUNCEME atualizou os registros de chuvas no Estado:

1 - Granja (GRANJA): 81.0
2 - Novo Oriente (NOVO ORIENTE): 53.8
3 - Santana do Acaraú (SANTANA DO ACARAÚ): 53.4
4 - Granja (SAMBAIBA): 41.0
5 - Barroquinha (BARROQUINHA): 40.3
6 - Uruoca (PARACUA): 38.4
7 - Senador Pompeu (SENADOR POMPEU): 37.0
8 - Ererê (ACUDE SANTA MARIA): 31.0
9 - Quixeramobim (ENCANTADO): 30.2
10 - Solonópole (SOLONÓPOLE): 30.0
11 - Deputado Irapuan Pinheiro (DEP. IRAPUAN PINHEIRO): 30.0
12 - General Sampaio (JUREMA): 29.0
13 - Jaguaribe (JAGUARIBE): 28.5
14 - Aracoiaba (FURNAS): 27.0
15 - Tejuçuoca (FAZENDA MALAQUIAS): 27.0
16 - Altaneira (ALTANEIRA): 26.0
17 - Granja (PESSOA ANTA): 25.0
18 - Jaguaribe (NOVA FLORESTA): 25.0
19 - Lavras da Mangabeira (LAVRAS DA MANGABEIRA): 24.3
20 - Chaval (CHAVAL): 23.0
21 - Aurora (SANTA VITÓRIA - LAGES): 22.0
22 - Russas (SITIO CAMPO LIMPO): 22.0
23 - Tauá (MARRUAS): 21.3
24 - Pedra Branca (PEDRA BRANCA): 21.0
25 - Lavras da Mangabeira (IBOREPI): 20.0
26 - Ererê (ERERÉ): 20.0
27 - Quiterianópolis (CRUZ): 20.0
28 - Mombaça (MOMBACA): 20.0
29 - Groaíras (GROAÍRAS): 19.8
30 - Massapê (MASSAPÊ): 19.0

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Crediamigo do Banco do Nordeste cresce 11,2% em 2018




Maior programa de microcrédito urbano do país, o Crediamigo do Banco do Nordeste encerrou 2018 com cerca de R$ 9 bilhões em empréstimos, ampliando os recursos destinados aos microempreendedores da Região. O valor é 11,2% superior ao aplicado no exercício anterior.

Em quantidade de operações, o programa cresceu 5,4% e atingiu 4,2 milhões de empréstimos no ano, média de 11,6 mil por dia. Atualmente, o Crediamigo possui mais de 2 milhões de clientes ativos e já atendeu 5,6 milhões de pessoas ao longo dos seus 20 anos.

No Ceará, foram contratados R$ 2,8 bilhões em 1,5 milhão de operações de microcrédito, em 2018. Os números representam crescimento de 13,73% e 4,91%, respectivamente em valores aplicados e quantidade de operações.

Crediamigo
O Crediamigo facilita o acesso ao crédito a empreendedores pertencentes aos setores informal ou formal da economia (microempresas, enquadradas como microempreendedor individual, empresário individual, autônomo ou sociedade empresária).

De maneira rápida e sem burocracia, o programa atua na concessão de créditos em grupo solidário ou individual. Associado ao crédito, o Crediamigo oferece aos empreendedores acompanhamento e orientação para melhor aplicação do recurso, a fim de integrá-los de maneira competitiva ao mercado. (Da Ascom / Foto: Ilustrativa)

Decreto de flexibilização da posse de armas alcançará Quixeramobim e mais 10 municípios do Sertão Central

Resultado de imagem para Decreto de flexibilização da posse de armas Central

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) estuda associar a liberação simplificada do posse de armas de fogo para quem mora em cidades com maiores taxas de homicídio. No Ceará, são pelo menos 154 municípios com mais de 10 homicídios por 100 mil habitantes. Isso porque 18 municípios não têm números definidos no Atlas da Violência, documento do Instituto Nacional de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e outros 12 tiveram taxa inferior.

O município de Quixeramobim está na lista dos que devem ser beneficiados com o decreto. A assinatura do decreto que flexibiliza a posse de armas, segundo informou a Casa Civil, acontece nesta terça-feira, 15. O decreto refere-se exclusivamente à posse de armas. O porte de arma de fogo, ou seja, o direito de andar com a arma na rua ou no carro não será incluído no texto.

Números nacionais antecipam que três em cada quatro brasileiros poderão ser incluídos no decreto de Bolsonaro. Levantamento do jornal O Estado de S. Paulo, com base em dados preliminares referentes a 2017 registrados pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, mostra que, nesse caso, a medida atingiria 3.485 das 5.570 cidades, ou 62% dos municípios do País. Neles, vivem 159,8 milhões de pessoas (76% da população brasileira).

Além de Quixeramobim, devem estar seguindo esta ótica os municípios do SerTão Central: Quixadá, Senador Pompeu, Milhã, Solonópole, Pedra Branca, Mombaça, Boa Viagem, Madalena, Choró, Banabuiú.

Com informações do Jornal O Povo e Estado de S. Paulo.

Quixeramobim registra chuva de 42mm no Uruquê; Quixadá tem maior precipitação do Ceará

As chuvas continuam banhando o Sertão Central. Nas últimas 24 horas houve registro em boa parte da região. Em Quixeramobim, um dos maiores volumes veio do distrito de Uruquê, com 42mm. Quixadá, na localidade de Tapuiará registrou 71mm, a maior precipitação do Ceará.Carqueja: 30 mm
Manituba: 06 mm
Passagem: 40 mm
Tabuleiro Novo: 40 mm
Poço da Pedra:  40 mm
Barra do Fofo:  21 mm
Freitas: 39 mm
Santo Amaro:  75 mm
São Joaquim: 35 mm
Chapéu: 80 mm
Cipó:  40 mm
Custódio (Quixadá): 29 mm
Belém:  7 mm
Recreio: 40 mm
Rancho: 32 mm
Algodões: 30 mm
Canafístula: 30 mm
Lagoa de São Miguel: 30 mm
Santa Helena: 30 mm
Fazenda Reunido (Jacaraí): 24 mm
Caraíbas: 40 mm
Alegre (Uruquê): 64 mm
Lagoa dos Bois (Madalena): 68 mm
Fazenda São Francisco: 30 mm
Poço Grande: 30 mm
Bom Futuro: 15 mm
Quinim: 10 mm
Placas: 45 mmConfira os principais registros:

Quixeramobim
Radar Quixeramobim - 30.8
Quixeramobim - (sede) 28.0
Açude Quixeramobim - 28.0
Açude Pirabibú - 27.0
Riacho Do Algodão - 5.2
Riacho Verde - 4.6
Assentamento Novo Canaã - 4.2

Quixadá
Tapuiará - 71.0
Quixadá - 35.0
Ac. Pedras Brancas - 25.7

Boa Viagem
Domingos Da Costa - 48.0
Serra Da Guia - 15.0
Boa Viagem - 14.5
Açude São Jose I - 8.0

Madalena
Fazenda Varzea Alegre - 26.4
Banabuiu  - 19.0

Ibicuitinga 
Ibicuitinga - 67.0

Ibaretama
Fazenda Niteroi - 70.0
Ibaretama - 55.0

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Mais de 100 municípios tiveram registros de chuva até a manhã desta segunda-feira, 14; Meteorologista da Funceme explica



A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou a ocorrência de chuva em 103 municípios cearenses, no período das 7h de domingo (13) até o mesmo horário desta segunda-feira (14). 

As cidades com maiores precipitações foram Aratuba (63 mm), Barroquinha (52 mm), Mombaça (46,4 mm), Fortaleza (46 mm), Groaíras (42 mm), Morada Nova (42 mm) e Russas (42 mm).

David Ferran, meteorologista da Funceme, explica o que vem ocasionando essas chuvas no Estado:

Profetas preveem boas chuvas e períodos curtos de seca no Ceará em 2019

Boas chuvas e curtos períodos de seca, os chamados veranicos, em meados de março e de abril, mas com um bom volume pluviométrico no fechamento deste primeiro semestre. Foi como a maioria dos sertanejos elaboradores de previsões do clima e do tempo, com base nas observações, diagnosticaram a quadra chuvosa durante o 23° Encontro dos Profetas da Chuva, que ocorreu neste sábado, 12, em Quixadá, no Sertão Central


quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Brasil tem 10.274 casos confirmados de sarampo


Desde o início de 2018 até 8 de janeiro de 2019, o Brasil registrou 10.274 casos confirmados de sarampo. Atualmente, o país enfrenta dois surtos da doença: no Amazonas, onde há 9.778 casos e, em Roraima, onde foram contabilizados 355 ocorrências.

Casos isolados foram anotados em São Paulo (3), Rio de Janeiro (19), Rio Grande do Sul (45), Rondônia (2), Bahia (2), Pernambuco (4), Pará (61) e Sergipe (4), além do Distrito Federal (1).

Foram registrados ainda 12 óbitos por sarampo: quatro em Roraima, seis no Amazonas e dois no Pará. Os surtos, segundo o Ministério da Saúde, estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus que circula no Brasil é o mesmo da Venezuela, país com surto da doença desde 2017.

Por meio de nota, o ministério informou que a explosão de casos confirmados no Amazonas é resultado de uma força-tarefa realizada no final de 2018 em Manaus, quando mais de 7 mil casos que estavam em investigação foram concluídos.

“Nas últimas semanas, houve diminuição na notificação de casos novos no Amazonas e em Roraima. No Amazonas, a concentração de casos desta semana se deu nos meses de julho e agosto. No estado de Roraima, o pico da doença ocorreu entre fevereiro e março de 2018. Em ambos os estados, no momento, a curva de novos casos é decrescente”, disse o Ministério da Saúde. (Da Agência Brasil)

Quixeramobim registra segunda maior chuva das últimas 24 horas; Acompanhe os dados

A Funceme divulgou os dados das dez maiores chuvas das últimas 24 horas. Quixeramobim registrou chuvas de até 91.0 milímetros. Boa Viagem, no Sertão Central, também entrou no ranking com a décima maior precipitação.

As 10 maiores chuvas no Estado nas últimas horas:
São Gonçalo do Amarante (Posto: Croatá) : 112.8 mm
Quixeramobim (Posto: Riacho Do Algodão) : 91.0 mm
Quixeramobim (Posto: São Miguel) : 75.0 mm
Quixeramobim (Posto: Riacho Verde) : 71.2 mm
Ipu (Posto: Flores) : 60.0 mm
Hidrolândia (Posto: Betânia) : 58.0 mm
Quixeramobim (Posto: Belém) : 55.0 mm
Limoeiro Do Norte (Posto: Bixopa) : 54.0 mm
Hidrolândia (Posto: Hidrolândia) : 51.0 mm
Boa Viagem (Posto: Boa Viagem) : 51.0 mm

Sertão Central
Boa Viagem: 51.0 mm
Capitão Mor (Pedra Branca): 39.2 mm
Serra da Guia (Boa Viagem): 37.5 mm
Fazenda Várzea Alegre (Madalena): 35.0 mm
Açude São José I (Boa Viagem): 32.0 mm
Choró: 27.0 mm
Açude Pedras Brancas (Quixadá): 25.6 mm
Pedra Branca: 24.0 mm
Tapuiará  (Quixadá): 14.0 mm
Quixadá: 10.4 mm
Fazenda Niterói (Ibaretama): 8.0 mm
Ibaretama: 5.3 mm
Solonópole: 5.2 mm

Acompanhe os registros de ouvintes da Rádio Campo Maior AM 840 em comunidades de Quixeramobim:

Quixeramobim (Sede): 25.0 mm
Fazenda Paraná: 50.0 mm
Mearim: 30.0 mm
Várzea de Cima: 50.0 mm
Castelo: 22.0 mm
Manituba: 20.0 mm
Pau Ferro: 20.0 mm
Jardim: 80.0 mm
Canafístula: 29.0 mm
Capitão Mor: 30.0 mm
Oiticica: 54.0 mm
Belo Norte: 27.0 mm
Riachuelo: 20.0 mm
Fazenda Boa Vista (Damião Carneiro): 20.0 mm
Tanquinhos: 25.0 mm
Belém: 55.0 mm
Aroeiras: 30.0 mm
São Bento: 20.0 mm
Coque: 25.0 mm
Lagoa Cercada: 80.0 mm
Açude Pirabibú: 23.0 mm

A previsão do tempo para toda esta quinta-feira, 10, para o Sertão Central é de tempo nublado com eventos de chuva.

Quixeramobim registra segunda maior chuva das últimas 24 horas; Acompanhe os dados

A Funceme divulgou os dados das dez maiores chuvas das últimas 24 horas. Quixeramobim registrou chuvas de até 91.0 milímetros. Boa Viagem, no Sertão Central, também entrou no ranking com a décima maior precipitação.

As 10 maiores chuvas no Estado nas últimas horas:
São Gonçalo do Amarante (Posto: Croatá) : 112.8 mm
Quixeramobim (Posto: Riacho Do Algodão) : 91.0 mm
Quixeramobim (Posto: São Miguel) : 75.0 mm
Quixeramobim (Posto: Riacho Verde) : 71.2 mm
Ipu (Posto: Flores) : 60.0 mm
Hidrolândia (Posto: Betânia) : 58.0 mm
Quixeramobim (Posto: Belém) : 55.0 mm
Limoeiro Do Norte (Posto: Bixopa) : 54.0 mm
Hidrolândia (Posto: Hidrolândia) : 51.0 mm
Boa Viagem (Posto: Boa Viagem) : 51.0 mm

Sertão Central
Boa Viagem: 51.0 mm
Capitão Mor (Pedra Branca): 39.2 mm
Serra da Guia (Boa Viagem): 37.5 mm
Fazenda Várzea Alegre (Madalena): 35.0 mm
Açude São José I (Boa Viagem): 32.0 mm
Choró: 27.0 mm
Açude Pedras Brancas (Quixadá): 25.6 mm
Pedra Branca: 24.0 mm
Tapuiará  (Quixadá): 14.0 mm
Quixadá: 10.4 mm
Fazenda Niterói (Ibaretama): 8.0 mm
Ibaretama: 5.3 mm
Solonópole: 5.2 mm

Acompanhe os registros de ouvintes da Rádio Campo Maior AM 840 em comunidades de Quixeramobim:

Quixeramobim (Sede): 25.0 mm
Fazenda Paraná: 50.0 mm
Mearim: 30.0 mm
Várzea de Cima: 50.0 mm
Castelo: 22.0 mm
Manituba: 20.0 mm
Pau Ferro: 20.0 mm
Jardim: 80.0 mm
Canafístula: 29.0 mm
Capitão Mor: 30.0 mm
Oiticica: 54.0 mm
Belo Norte: 27.0 mm
Riachuelo: 20.0 mm
Fazenda Boa Vista (Damião Carneiro): 20.0 mm
Tanquinhos: 25.0 mm
Belém: 55.0 mm
Aroeiras: 30.0 mm
São Bento: 20.0 mm
Coque: 25.0 mm
Lagoa Cercada: 80.0 mm
Açude Pirabibú: 23.0 mm

A previsão do tempo para toda esta quinta-feira, 10, para o Sertão Central é de tempo nublado com eventos de chuva.