quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Tomaz Holanda articula dobradinhas


O deputado estadual e candidato à Câmara Federal, Tomaz Holanda, do PPS, tem articulado dobradinhas em outros municípios para conseguir expandir a capacidade de penetração do seu nome.

No último final de semana, Holanda foi convidado pelo candidato a deputado estadual Eliézio do Rudiador, também do PPS, para participar de uma reunião com moradores do município de Santana do Acaraú, que atualmente residem na capital cearense.

"Agradeço todos que estiveram presente e ressalto meu compromisso também com o município de Santana do Acaraú e com todos que compõem está querida cidade", disse.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Acidente entre carreta e ambulância deixa uma vítima fatal na BR 116




Na manhã desta quarta-feira, 26, uma pessoa morreu e outra ficou ferida, em um acidente envolvendo uma ambulância e uma carreta, no município de Morada Nova, na BR-116, no km 93.

A ambulância é da Prefeitura Municipal de Ererê, Região Jaguaribana do Estado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) há indícios que a colisão foi devido a uma ultrapassagem proibida no local.

A PRF continua na região para auxiliar o fluxo de veículos e evitar outros acidentes. (Do Repórter Ceará)

Guimarães destaca importância de incentivar produção agrícola familiar




O candidato a reeleição, deputado federal José Nobre Guimarães, do PT, tem destacado a importância de priorizar ações para o homem do campo.

"Nos governos do PT, Lula incentivou a produção de alimentos, com assistência técnica, juros mais baixos para os agricultores e a compra da produção, inclusive para a merenda escolar. Em Brasília, vou continuar apoiando aqueles que produzem nossa comida e a levar mais desenvolvimento para o campo", disse o candidato.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Ciro Gomes lidera com 39% no Ceará e Fernando Haddad cresce 19 pontos, aponta Ibope




O candidato a Presidência da República, Ciro Gomes (PDT) se manteve estável nas intenções de voto entre eleitores cearenses e lidera no Estado, com 39% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira, 24, pelo Diário do Nordeste.

Fernando Haddad (PT) cresceu 19 pontos percentuais. Foi de 2% para 21%. Líder em âmbito nacional, Jair Bolsonaro (PSL) teve oscilação dentro da margem de erro e passou de 14% para 15%.

Marina Silva (Rede) teve a maior queda: de 11% para 3%. Está empatada com Geraldo Alckmin (PSDB), que oscilou de 5% para 3%.

Álvaro Dias (Podemos) e Cabo Daciolo (Patriota) ficaram com 1%. Henrique Meirelles (MDB), que não havia pontuado, foi a 1%. Os demais candidatos não chegaram a 1%.

Brancos e nulos foram de 17% para 9%. Não sabem ou não responderam 7% dos entrevistados.

O Ibope ouviu 1.204 eleitores em 60 dos 184 municípios cearenses. A pesquisa foi feita entre 21 e 23 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com número BR-09794/2018 e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número CE-9888/2018. (Do Repórter Ceará com informações do O Povo Online)

sábado, 22 de setembro de 2018

DataPoder360: Bolsonaro tem 26% e Haddad 22%, em situação de empate técnico

=

Pesquisa de intenção de votos realizada pelo DataPoder360, nos dias 19 e 20 de setembro, indica que Jair Bolsonaro (PSL) tem 26% das intenções de voto, enquanto Fernando Haddad (PT), tem 22%. Levando em consideração a margem de erro, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão em empate técnico.

Em um possível 2º turno, Ciro Gomes (PDT) é o único que venceria Bolsonaro. O ex-governador do Ceará soma 42% de intenções de voto, contra 36% do militar.

A pesquisa também marca uma queda dos votos brancos, nulos e indecisos. A taxa caiu para 15%.

Confira abaixo o resultado da pesquisa

Jair Bolsonaro (PSL): 26%
Fernando Haddad (PT): 22%
Ciro Gomes (PDT): 14%
Geraldo Alckmin (PSDB): 6%
Marina Silva (Rede): 4%
Alvaro Dias (Podemos): 3%
Henrique Meirelles (MDB): 3%
Guilherme Boulos (Psol): 2%
Cabo Daciolo (Patriota): 1%
Eymael (DC): 1%
João Amoêdo (Novo): 1%
João Goulart (PPL): 1%
Vera (PSTU): 0
Brancos e nulos: 12%
Não sabem ou não responderam: 3%

Simulações de 2º turno
A pesquisa realizou quatro testes de 2º turno, colocando o primeiro colocado (Bolsonaro) contra os candidatos mais competitivos. O candidato do PSL fica à frente numericamente de Alckmin, 37% contra 36%, e Marina, 39% contra 37%, mas empata com eles na margem de erro. Contra Haddad, o placar é de 43% para o petista e 40% para Bolsonaro, o que também configura empate técnico.

Ciro Gomes, candidato do PDT, é o único, de acordo com o DataPoder360, que venceria Bolsonaro no 2º turno. O ex-governador do Ceará soma 42% de intenções de voto, contra 36% do militar.

O DataPoder 360 não pesquisou, anteriormente, um cenário que apresentasse os 13 candidatos a presidente, por isso não foi possível fazer a curva evolutiva. A pesquisa foi realizada com 4.000 entrevistas em todas as unidades da Federação. O registro na Justiça Eleitoral é BR-02039/2018.

De acordo com os realizadores, a pesquisa foi feita por meio de ligações para telefones celulares e fixos, não excluindo nenhuma classe social. (Do O Povo Online)

Camilo Santana participará de caminhada em Quixeramobim


O governador Camilo Santana, candidato à reeleição ao Governo do Estado, virá a Quixeramobim nesta sexta-feira, 21, para a realização de ato político. Na ocasião, o gestor estadual participará de caminhada com políticos locais e outras lideranças.

A concentração acontecerá na Rua Teixeira de Freitas com 25 de Março, a partir das 17h.

Repórter Ceará

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Mais de 100 cidades são abastecidas com carros-pipa no Ceará

Açudes com volume reduzido e população carente de água. Essa situação é sentida até nas zonas urbanas dos municípios. Em razão disso, hoje, quatro sedes estão sendo abastecidas com caminhões pipa da Defesa Civil do Ceará. Mais de 40 veículos fazem a distribuição da água, que é própria para o consumo.
O abastecimento nas sedes dessas quatro cidades beneficia cerca de 6 mil famílias e deve ser mantido até o fim do ano. Já nas áreas rurais, o abastecimento é de responsabilidade do Exército Brasileiro. Nas zonas rurais, a situação é bem mais crítica. Ao todo, mais de 100 cidades estão sendo abastecidas pelo Exército.
A situação já esteve pior: em maio deste de 2018, o Exército distribuía água em 174 municípios. Em outubro, outras 57 cidades devem ser incluídas no programa.


Carro-forte é explodido por bandidos em Saboeiro


Mais uma ação dos bandidos aconteceu na tarde desta quarta-feira(19) quando um carro-forte foi explodido no município de Saboeiro. 

De acordo com informações de policiais civis que prestam serviço naquela cidade, a ação dos bandidos se deu por volta das 13h numa estrada que dar acesso ao distrito de Felipe. 

O delegado municipal de Saboeiro juntamente com a equipe da Polícia Civil saíram em diligência na tentativa de capturar os responsáveis por mais esse ataque a carros-fortes no interior do Estado do Ceará. 

Haddad sai de 8% para 19% e se isola em segundo no Ibope. Bolsonaro vai a 28%


Pesquisa Ibope sobre a corrida presidencial divulgada nesta terça-feira (18) confirmou a tendência de crescimento do candidato do PT, Fernando Haddad, que saiu de 8% para 19% em relação ao levantamento anterior – uma variação positiva de 11% em uma semana. Ainda na liderança, Jair Bolsonaro (PSL) oscilou de 26% para 28%, dentro da margem de erro (2%).

Confira o resultado:
- Jair Bolsonaro (PSL): 28%
- Fernando Haddad (PT): 19%
- Ciro Gomes (PDT): 11%
- Geraldo Alckmin (PSDB): 7%
- Marina Silva (Rede): 6%
- Alvaro Dias (Podemos): 2%
- João Amoêdo (Novo): 2%
- Henrique Meirelles (MDB): 2%
- Cabo Daciolo (Patriota): 1%
- Vera (PSTU): 0%
- Guilherme Boulos (Psol): 0%
- João Goulart Filho (PPL): 0%
- Eymael (DC): 0%

Também chama a atenção o fato de que Ciro, que havia crescido e figurava em segundo lugar na pesquisa anterior, estabilizou-se em 11%. Já Marina Silva, que tinha 9% das intenções de voto, agora tem 6% e caiu da terceira para a quinta colocação, ultrapassada por Geraldo Alckmin (PSDB), que oscilou dois pontos percentuais para cima, e Haddad – antes na quarta e quinta posições, respectivamente.

O Ibope ouviu 2.506 eleitores, entre 16 e 18 de setembro, em 177 municípios. Encomendado pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, o levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (BR-09678/2018). A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Há uma semana
O levantamento anterior, divulgado pelo Ibope há uma semana (11 de setembro), mostrava a ampliação da vantagem de Bolsonaro sobre seus adversários, na comparação com levantamento feito pelo instituto entre os dias 1º e 3 deste mês. O avanço de Haddad também já era visível na pesquisa de uma semana atrás.

O ex-capitão do Exército aparecia com 26% (quatro pontos a mais), e Ciro Gomes (PDT), então segundo colocado, com 11%. Naquele levantamento, o pedetista estava em empate técnico com outros três candidatos: Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB), com 9%, e Fernando Haddad (PT), com 8%.

Veja as intenções de votos alcançadas pelos 13 candidatos em 11 de setembro, segundo o Ibope:
- Jair Bolsonaro (PSL): 26%
- Ciro Gomes (PDT): 11%
- Marina Silva (Rede): 9%
- Geraldo Alckmin (PSDB): 9%
- Fernando Haddad (PT): 8%
- Alvaro Dias (Podemos): 3%
- João Amoêdo (Novo): 3%
- Henrique Meirelles (MDB): 3%
- Vera (PSTU): 1%
- Cabo Daciolo (Patriota): 1%
- Guilherme Boulos (Psol): 0%
- João Goulart Filho (PPL): 0%
- Eymael (DC): 0%

Segundo turno
Como é praxe, a pesquisa Ibope exibe simulações de segundo turno. É a primeira vez em que Bolsonaro e Haddd empatam numericamente, ambos com 40% das preferências. E também a primeira vez em que Bolsonaro aparece à frente de Marina.

Confira:
Haddad 40% x 40% Bolsonaro
Brancos/nulos: 15%
Não sabe/não respondeu: 5%

Ciro 40% x 39% Bolsonaro
Brancos/nulos: 15%
Não sabe/não respondeu: 6%

Bolsonaro 41% x 36% Marina
Brancos/nulos: 18%
Não sabe/não respondeu: 5%

Alckmin 38% x 38% Bolsonaro
Brancos/nulos: 18%
Não sabe/não respondeu: 6%

Rejeição
Bolsonaro continua a liderar o ranking de rejeição. Veja os números:

Jair Bolsonaro: 42% (41% no levantamento anterior)
Fernando Haddad: 29% (23%)
Marina Silva: 26% (24%)
Geraldo Alckmin: 20% (19%)
Ciro Gomes: 19% (17%)
Henrique Meirelles: 12'% (11%)
Cabo Daciolo: 11% (11%)
Eymael: 11% (11%)
Guilherme Boulos: 10% (11%)
Alvaro Dias: 10% (9%)
Vera Lúcia: 9% (11%)
João Amoêdo: 9% (10%)
João Goulart Filho: 8% (8%)
Poderia votar em todos: 2% (2%)
Não sabe/não respondeu: 9% (11%) (Do Congresso em Foco)

Ceará pode ter ano de seca em 2019, segundo Climatempo

O Ceará em particular – e a Região Nordeste, de um modo geral – podem ter chuvas abaixo da média histórica em 2019. Isso porque a possibilidade da ocorrência de um El Niño no fim de 2018 e início de 2019 chega a 70%, segundo o Centro de Previsão Climática do NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), dos Estados Unidos.

O El Niño é um fenômeno causado pelo aquecimento anormal das águas do Pacífico, seguido pelo enfraquecimento dos ventos alísios. Estas alterações modificam o sistema climático de distribuição das chuvas e de calor em diversas regiões do planeta.

O fenômeno, mesmo que com fraca intensidade, tem potencial de influenciar a distribuição das chuvas na chamada quadra chuvosa no Ceará, que compreende os meses de fevereiro a maio.

“A probabilidade [de chuvas mal distribuídas e abaixo da média] é alta sim. Mesmo que o El Niño não venha totalmente a se concretizar, só o fato de a gente estar com um viés mais quente no Oceano Pacífico, já vai deixar as chuvas mais irregulares e este período tende a ser complicado para o Ceará e o Nordeste”, explica Graziella Gonçalves, meteorologista do Climatempo.

Segundo ela, para os meses de novembro e dezembro, a possibilidade da ocorrência de um El Niño é alta. “O fenômeno pode se iniciar com uma cara de Modoki [com efeitos mais brandos] por conta da temperatura da costa do Peru, que deve seguir um pouco mais baixa. Depois, a gente segue para um fenômeno mais clássico", explica. (Do G1-CE)


segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Quixadá: Funcionária pública fica em estado grave após acidente registrado na estrada de acesso ao Dom Maurício

Mais um grave acidente de trânsito foi registrado nesta segunda-feira (17) na esburacada estrada que liga a sede do município de Quixadá ao Residencial Rachel de Queiroz e ainda ao distrito de Dom Maurício.
Segundo as primeiras informações do repórter Washignton Luiz “O Caveirão”, uma funcionária do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, identificada como Razelly Campos Roque, veio a se desequilibrar e cair de sua motocicleta, chocando violentamente a cabeça contra o solo.
A vítima sofreu traumatismo craniano e foi socorrida até a Unidade de Pronto Atendimento – UPA por uma ambulância que passou pelo local poucos instantes após o acidente. A vítima será transferida até o Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza.

Preço médio da gasolina no Ceará sobe R$ 0,27 em três semanas


O preço médio da gasolina ficou R$ 0,27 mais alto no Ceará desde o fim de agosto, segundo as mais recentes pesquisas de preços da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP).

A agência divulga semanalmente preços nos postos de todo o Brasil. No Ceará, a pesquisa que coletou dados de 26 de agosto a 1º de setembro constatou preço médio de R$ 4,40, enquanto na mais recente, que coletou valores em 217 postos de 9 a 15 de setembro, a média foi de R$ 4,40. Entre 2 e 8 de setembro, o preço médio estava em R$ 4,55. (Do G1-CE)

Ônibus com romeiros vindos de Juazeiro do Norte capota em Alagoas


Um acidente com um ônibus de romeiros deixou várias pessoas feridas na manhã deste domingo (16) em um trecho da rodovia BR-104, em Ibateguara.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirma que 50 passageiros estavam no veículo. Deste total, 6 ficaram feridos, sendo uma pessoa em estado grave.

Segundo informações da Polícia Militar, o ônibus que seguia de Juazeiro (CE) com destino à Maceió (AL) perdeu o controle, saiu da pista e capotou em uma área de canavial.

Equipes da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para ajudar no resgate das vítimas. O número de feridos não foi divulgado. (Do G1-CE)

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Incêndio atinge área de Seminário Diocesano e bairros de Quixadá

Uma cortina de fumaça se estendeu por alguns bairros do Município de Quixadá, no Sertão Central, na manhã desta quinta-feira, 13, chegando inclusive ao Centro da cidade. O motivo foi o incêndio de uma faixa de mata seca existente nos bairros Lagoa e Combate. Nesta última área residencial, além de chegar próximo às casas, o fogo queimou toda a vegetação da área verde do Seminário Diocesano.

As chamas somente não atingiram grandes proporções porque a direção da entidade religiosa havia determinado a capina do mato, que nesta época do ano seca.

Mesmo assim alguns moradores da vizinhança ficaram assustados, alguns chegaram até á saírem de suas residências. A fumaça e a fuligem também estavam incomodando e atingindo os populares. Alguns apontaram que os focos de fogo tiveram início por volta das 9h em áreas não habitadas, nas proximidades do rio Sitiá. Não demorou muito as chamas atingiram outras matas secas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou a situação. (Do Repórter Ceará com informações do Diário do Sertão Central)

Candidato Rômulo Filho expande agenda para capital


Além de eventos em Quixeramobim, o candidato a deputado estadual Rômulo Filho, do Patriotas, agora intensifica agenda em outros municípios.

Neste final de semana, 15, a partir das 16 horas, na Taberna, situada na Rua Marechal Deodoro, número 1060, no bairro Benfica, em Fortaleza, o candidato promove um encontro.

Fortaleza concentra grande número de quixeramobinenses, com quem o postulante mira também sua campanha, bem como, outros candidatos que mantém reduto eleitoral em Quixeramobim. (Do Repórter Ceará)

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Fenômeno El Niño pode agravar seca no Ceará em 2019, avalia Funceme


O fenômeno meteorológico El Niño, caso ocorra até o fim deste ano, pode agravar a seca no Nordeste e consequentemente no Ceará em 2019, segundo monitoriamento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O El Niño é um fenômeno causado pelo aquecimento das águas do Pacífico e pela redução dos ventos na região equatorial.

Segundo a meteorologista Meiry Sayuri Sakamoto, da Funceme, ainda é cedo para se falar de estação chuvosa de 2019, mas o estudo meteorológico de setembro de 2018 mostra uma tendência de aquecimento das águas do Oceano Pacífico desde o final da estação chuvosa.

“Ainda é muito cedo para gente se falar de estação chuvosa de 2019. Tem a comparação com anos anteriores. Existe o monitoriamento das águas da temperatura das águas do Oceano Pacífico e também o acompanhamento dos modelos de previsão dessas temperaturas. E esses modelos e também o acompanhamento do monitoriamento que estão mostrando a tendência de aquecimento das águas do Oceano Pacífico desde o final da estação chuvosa”.

Meire explica também que a quadra chuvosa 2018 ficou dentro da média climatológica. Graças a não presença do El Niño, mas sim, da La Niña, que é o oposto do El Niño. A La Niña deixa as águas do Oceano Pacífico mais frias.

“A estação chuvosa - a quadra chuvosa 2018 - ela ficou dentro da média climatologica, mas considerando o ano como um todo a gente está cerca de 16% de desvio negativo. Não tivemos El Niño ano passado. Tivemos na verdade uma estação chuvosa influênciada pela uma La Niña que é o contrário do El Niño. La Niña são as águas mais frias”. (Do G1-CE)

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

PRF registra 1.284 infrações no feriadão de 7 de Setembro no Ceará


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou uma média de 321 multas por dia nas rodovias federais do Ceará durante o feriado prolongado da Independência, no período entre a quinta-feira (6) e a noite deste domingo (9). No total, foram 1.284 infrações durante a operação de feriado. O órgão contabilizou quatro mortes no trânsito.

De acordo com a PRF, o maior número de multas foi por ultrapassagem proibida. Um total de 13 motoristas foram autuados e dois, presos por dirigir sob efeito de álcool.

As principais infrações foram:
288 por ultrapassagens proibidas;
51 pelo não uso do capacete;
38 pelo não uso do cinto de segurança;
13 por embriaguez ao volante.

A PRF afirmou que o excesso de velocidade é a principal causa de acidentes nas estradas. Durante a “Operação Independência”, os radares do órgão registraram 947 imagens de veículos trafegando acima da velocidade permitida na via. Essas imagens serão analisadas pelo órgão e poderão gerar multas.

Acidentes
Nos três dias de operação, a PRF registrou 22 acidentes, com 25 feridos e quatro mortes. Conforme a PRF, todas as mortes ocorreram em decorrência de acidentes com motocicletas.

Na sexta-feira, um motociclista de 36 anos morreu na BR-116, em Brejo Santo. No sábado, um outro homem morreu após colidir em um poste em outro trecho da BR-116, em Brejo Santo.

Já na noite de sábado, por volta das 19h35, dois motociclistas morreram ao colidir no quilômetro 222 da BR-116, na cidade de Alto Santo. Outras duas pessoas ficaram gravemente feridas na colisão. (Do G1-CE)

Bolsonaro lidera corrida eleitoral, Ciro aparece em segundo e Marina cai para terceiro, divulga BTG Pactual


Em pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 10, pelo BTG Pactual, o candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, subiu de 26% para 30% das intenções de votos. Este é o primeiro levantamento após o atentado contra o deputado federal, que ocorreu na última quinta-feira, 06.

Ciro Gomes, do PDT, aparece em segundo lugar, com 12% dos votos. O candidato é seguido por Marina Silva, que caiu para 8%, e está empatada, tecnicamente, com Alckmin (PSDB) e Fernando Haddad (PT), que também têm 8% das intenções.

João Amoêdo, Álvaro Dias e Henrique Meirelles estão com 3%. A porcentagem de quem não votaria em ninguém caiu de 18% para 13%, branco/nulo somam 3%, enquanto não sabe/não responderam foi para 8%.

A taxa de rejeição é liderada por Marina Silva, com 64%, seguida por Alckmin, que está com 61%. Meirelles está com 52%, mesmo percentual de Haddad. Ciro Gomes e Bolsonaro possuem 51% de rejeição.

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 9 de setembro, pela FSB, e ouviu 2000 eleitores. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O registro no TSE está sob número 01522/2018. (Do Repórter Ceará)

Ônibus com romeiros capota e deixa pessoas mortas e feridas em Crato


Um ônibus tombou na noite desta sexta-feira (7) na CE-292, entre Nova Olinda e Crato, no Ceará. O acidente deixou, pelo menos, duas pessoas mortas, além de outros passageiros feridos.

De acordo com agentes do Corpo de Bombeiros presentes no local, o ônibus trazia romeiros vindos da cidade de Ararendá, no sertão cearense, rumo à Juazeiro do Norte, para as festividades de Nossa Senhora das Dores.

Conforme testemunhas, o ônibus seguia pela estrada, mas no entrocamento da rodovia, passou direto e capotou. Uma van que acompanhava o coletivo ajudou no socorro às vítimas.

A maioria dos passageiros ficou ferida e foi atendida por quatro viaturas do Samu. As pessoas foram encaminhadas para unidades hospitalares próximas. Aqueles que saíram ilesos relatam que o ônibus trazia cerca de 40 pessoas. (Do G1-CE)

CE 166/265: Motorista de caminhão morre após veículo tombar em curva nas Flores


Foto: Reprodução WhatsApp
Um grave acidente envolvendo um caminhão deixou uma vítima fatal na manhã deste domingo, 09, na CE 166/265, na localidade de Flores, em Quixeramobim.

Conforme apurado pelo Quixeramobim Agora, o motorista do caminhão carregado com bananas e melancias, perdeu o controle do veículo em uma das curvas próximo ao açude de Flores. O veículo estava no sentido Quixeramobim/Madalena, tombou e o motorista ficou preso nas ferragens. A vítima foi identificada como Antonio Geandro, popularmente conhecido como "Eré", de aproximadamente 30 anos.

Outro homem seguia com Geandro no caminhão no momento do acidente. Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital Regional Dr. Pontes Neto. A Polícia Rodoviária Estadual foi acionada. Muitos curiosos estiveram no local. A chegada da Polícia evitou saqueamento da carga de frutas.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Ceará tem chance de deixar zona de rebaixamento na próxima rodada


Os outros resultados da rodada ajudaram e bastava uma vitória simples para o Ceará deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O triunfo não veio, mas com o empate em 0 a 0 com o América-MG, no estádio Independência, o Vovô chegou ao seu terceiro jogo seguido de invencibilidade e manteve a sequência de recuperação no torneio.

"Não dá pra diminuir a importância do ponto fora. Olhando pro cenário, precisávamos da vitória. Mas foram sete pontos de nove disputados e tenho que parabenizar meus atletas pela entrega dentro de campo, porque eles foram mesmo na raça. Agora é voltar pra Fortaleza e pensar no Vitória, nosso próximo adversário e esperamos o apoio do nosso torcedor", avaliou o técnico Lisca após o jogo.

O Alvinegro aumentou a sequência de jogos sem perder com mais uma boa atuação. Mesmo jogando fora de casa, a equipe do técnico Lisca foi, como de costume, muito organizada, sobretudo defensivamente.

No geral, a partida foi marcada pela apatia e falta de inspiração ofensiva dos dois lados. A chance de maior perigo do Coelho mineiro foi em chute de Wesley, aos 17 minutos de jogo, em que a bola acertou a trave de Diogo Silva. No mais, o time da casa teve imensa dificuldade de infiltrar no sistema defensivo alvinegro, que não saiu com a vitória por também ter pecado ofensivamente.

O Vovô teve três ótimas chances para marcar. Na primeira delas, no fim do 1º tempo, Edinho mandou para as redes de cabeça, mas estava impedido e a arbitragem anulou corretamente o gol. As outras duas saíram dos pés de Felipe Azevedo.

No segundo tempo, o camisa 11 finalizou dentro da área após ótima jogada de Juninho Quixadá, mas a zaga afastou em cima da linha. Na outra, ele recebeu cruzamento de Calyson e chutou forte para defesa de Fernando Leal.

Essas foram três das 10 finalizações que o Ceará fez na partida, três a mais que o adversário, que finalizou sete vezes no jogo inteiro, sendo somente uma na meta de Diogo Silva.

A ineficácia americana foi fruto da boa atuação dos defensores alvinegros. Samuel Xavier foi o nome do jogo, com Tiago Alves e Luiz Otávio seguros. Felipe Jonatan, jovem da base, demonstra mais personalidade a cada jogo e foi novamente muito efetivo, com Richardson e Edinho garantindo a sustentação necessária no meio de campo.

Apesar do bom jogo defensivamente, com muita entrega coletiva e intensidade na marcação, com os 11 jogadores atrás da linha da bola, o Vovô nitidamente sentiu a ausência de Leandro Carvalho, que tem sido seu principal jogador no ataque. O alento é que, por já ter cumprido suspensão, ele retorna ao time na próxima rodada, em mais um duelo decisivo.

O Ceará voltará a campo no próximo sábado, às 16 horas, para enfrentar o Vitória, no Castelão. Em caso de resultado positivo, o Alvinegro de Porangabuçu terá grandes chances de deixar a zona de rebaixamento.

Para isso, a diretoria realizará promoção de ingressos. Os bilhetes para arquibancada (superior e inferior) custarão R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia). "A expectativa é colocar 50 mil alvinegros", declarou o diretor de Comunicação do clube, Marcos Medina. (Do O Povo Online)

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Meteorito 'Bendegó' resiste após fogo em Museu




O meteorito Bendegó foi uma das poucas peças de todo o acervo que resistiu às chamas que atingiram o Museu Nacional na noite do último domingo (2), em São Cristóvão, Zona Norte do Rio.

A pedra, que pesa 5,6 toneladas, foi achada em 1784 perto de um riacho no interior da Bahia e levou quase um ano para chegar ao Rio. O meteorito foi levado para o Museu Nacional a mando do Imperador Dom Pedro II em 1888 e permaneceu no local desde então.

Além do meteorito, a mais antiga instituição científica do país abrigava ainda um acervo de mais de 20 milhões de itens que foram consumidos pelo fogo. Segundo o corpo de Bombeiros, ainda não há um levantamento sobre outras peças do acervo que tenham resistido.

O fogo começou por volta das 19h30 deste domingo (2) e foi controlado no fim da madrugada desta segunda-feira (3). Mas pequenos focos de fogo seguiam queimando partes das instalações da instituição que completou 200 anos em 2018 e já foi residência de um rei e dois imperadores. (Do G1 Ceará)