segunda-feira, 30 de julho de 2018

Um em cada três estabelecimentos do campo no Ceará usa agrotóxico


Dos mais de 390 mil estabelecimentos agrícolas do Ceará, 128 mil (um terço do total) admitem fazer o uso de agrotóxico na produção, conforme o Censo Agropecuário, divulgado nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Outros 11 mil pontos de produção afirmaram que não precisaram usar agrotóxico no período da pesquisa, em 2017; e 251 não fazem uso.

Os números mostram que a área total ocupada no Ceará reduziu desde 1975, devido ao êxodo de parte da população, que migrou do campo para os espaços urbanos.

No mesmo período, graças ao avanço tecnológico e de técnicas de plantio e colheita, a produção de alimentos cresceu em todo o estado.

As terras ocupadas ao agronegócio no Ceará são utilizadas principalmente para pastagem. São 2,3 milhões de hectares a serviço da alimentação animal, conforme o estudo do IBGE. Já matas e florestas são responsáveis por 1,7 milhão de hectares.

Uso de máquinas
A pesquisa revela a redução no número de trabalhadores nas propriedades, enquanto cresce o de máquinas, num processo de substituição do homem por equipamentos tecnológicos. "Conforme há uma mecanização dos processos, o número de pessoal ocupado vai diminuindo, assim como ocorreu em outros setores", explica Antonio Florido, coordenador do Censo.

Em 11 anos, os ocupados nos estabelecimentos agropecuários em todo o Brasil diminuíram em 1,5 milhão de pessoas. No ano passado, eram 15 milhões de trabalhadores nessas propriedades.

Já o número de tratores cresceu 49,7% no período, totalizando 1,22 milhão de unidades em 2017. Os estados da região Norte lideraram a alta. Amapá e Roraima tiveram crescimento de 304% e 293% no número de tratores existentes nas propriedades entre 2006 e 2017. (Do G1- Ce)

sábado, 28 de julho de 2018

Eleições 2018 - Pimentel divulga lamentando sobre a decisão do PT CE de não disputar o Senado


Resultado de imagem para estela do pt
O Partido dos Trabalhadores do Ceará decidiu abrir mão de disputar uma vaga para o Senado Federal nas eleições de 2018. A decisão de liberar a vaga para as articulações políticas do governador Camilo Santana foi tomada, por maioria, dos delegados e delegadas presentes no Encontro de Tática Eleitoral, realizado em 28/7, em Fortaleza. A resolução confirma, ainda, que priorizará a candidatura à reeleição do governador Camilo Santana e a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República.
Como senador da República, eleito em 2010 com 2.397.851 votos, agradeço às famílias cearenses que me honraram com cinco mandatos parlamentares, sendo 16 anos como deputado federal e oito anos como senador da República. Período em que pude construir, articular e defender várias conquistas, como o ganho real do salário-mínimo, o Bolsa-Família, o Minha Casa Minha Vida, o programa Mais Médicos, além da expansão das universidades, das escolas técnicas, das creches e pré-escolas, do Ciência sem Fronteiras, do Fies e ProUni.
Pude também trabalhar pelo fortalecimento da agricultura familiar, das micro e pequenas empresas, da saúde pública (SUS) e pela melhoria dos serviços da Previdência Social – quando exerci o cargo de ministro da Previdência no governo Lula. Dentre muitas outras decisões que foram fundamentais para tantos brasileiros e brasileiras.
Lamento muito a decisão do meu partido de abrir mão de disputar uma das duas vagas ao Senado Federal. Entendo que ela enfraquece a campanha Lula Presidente no Ceará e possibilita o fortalecimento dos setores que hoje atacam as conquistas sociais, retirando direitos de quem mais precisa. As consequências dessa decisão serão históricas e percebidas a partir de 2019.
Continuarei na luta por uma sociedade mais justa, por um Brasil e um Ceará com desenvolvimento e inclusão social, com mais emprego e renda para a maioria do nosso povo.
Sou muito grato a todos que me acompanham nessa caminhada.

Senador José Pimentel
28/7/2018



Boa Viagem e Pedra Branca em estado de alerta contra o calazar.


Resultado de imagem para Boa Viagem e Pedra Branca em estado de alerta contra o calazar.

O inimigo agora é outro. Duas cidades vizinhas, no Centro do Estado, Boa Viagem e Pedra Branca, distantes pouco mais de 40 Km, estão entrando em pânico por conta de uma doença que pode ser transmitida de animais para humanos, podendo inclusive causar a morte. Essa enfermidade é a Leishmaniose Visceral, popularmente conhecida por calazar. Depois do Aedes aegypti o combate está sendo contra o mosquito palha, principal transmissor.
Um óbito já foi registrado em cada cidade nas últimas semanas. Houve sacrifícios de cães e muitos comentários nas redes sociais, criticando a matança de 39 cães. O secretário de Saúde do Município justificou a medida extrema. Todos os animais foram diagnosticados com a doença. Uma pessoa morreu no bairro Padre Paulo após ser infectada. Para evitar mais óbitos os agentes de endemias intensificaram os trabalhos de prevenção.
Sobre o sacrifício dos cães, o secretário Wiliam Vaz esclareceu através das emissoras de rádio da cidade, ser adotado com o consentimento dos donos.
Primeiro é realizado o exame. Os agentes do Município foram treinados em abril pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). O objetivo é evitar maiores danos aos demais animais e à população em geral.
Fonte: Mombaça  News.

80 anos após a morte de Lampião

Resultado de imagem para 80 anos após a morte de Lampião

Virgolino Ferreira da Silva era vaidoso quanto à reputação e tentava induzir a imagem que tinham dele. Dizia que o assassinato do pai, um inocente morto pela polícia, teria sido a motivação de sua entrada no cangaço. Porém, as fontes mais confiáveis mostram que ele e os irmãos mais velhos já estavam envolvidos em crimes e que a morte do pai teria sido, inclusive, reação a um dos episódios nos quais os filhos se envolveram. Mesmo assim, o episódio ajudou a criar o mito de criminoso movido pela vingança.

Na construção da mitologia a seu respeito, concedeu entrevista em sua célebre visita a Juazeiro do Norte, em 1926. Questionado pelo jornalista se não o incomodava extorquir dinheiro de fazendeiros e destruir o patrimônio caso se negassem a colaborar, ele respondeu que jamais fez tal coisa. Conforme sua versão, tão somente pedia dinheiro a seus amigos. Virgolino lia matérias de jornais e revistas a seu respeito, quando os encontrava. Chegava a ficar muito zangado quando considerava algo injusto.

Em 28 de fevereiro de 1931, o New York Times chegou a divulgar que Lampião era espécie de Robin Hood - tirava dos ricos e dava aos pobres. Essa versão cresceu nas décadas após sua morte, difundida na literatura de cordel, na literatura, no cinema, até movimentos como o Manguebeat. Nessas narrativas, Lampião ganha ares de herói. Um herói-bandido, um justiceiro numa terra de injustiças.

Porém, os registros históricos não fornecem elementos para justificar essa versão. O contexto de surgimento do cangaço ajuda a entender o fenômeno. No sertão inóspito, as instituições quase não funcionavam. A Justiça quase nunca alcançava autores de crimes. A violência muitas vezes se tornava o recurso para vingar ofensas e fazer o que o Estado não foi capaz. Fosse motivo legítimo ou não, o fato é que, aos olhos dos sertanejos, tais motivações diferenciavam seus autores de criminosos comuns. Além disso, a criminalidade aumentava durante secas mais intensas. Não só ela, como o fanatismo religioso e o messianismo. Eram sintomas da crise na sociedade sertaneja, conforme classifica Billy Jaynes Chandler, historiador americano, autor de Lampião, o rei dos cangaceiros. Esse era o ambiente no qual proliferava o cangaço.

No caso de Lampião, todavia, não há elementos que fundamentem a vingança como razão para a entrada no cangaço. O início da vida de violência dele e dos irmãos foi muito mais decorrência de conflitos com vizinhos e acusações mútuas de invasão de propriedade e roubo de gado. A divergência logo degenerou em conflito armado. Em seguida, é fato que o assassinato do pai foi um marco para mergulhá-los em definitivo na vida de crime. Porém, a vingança nunca foi alcançada. Os que foram apontados como principais responsáveis pela morte de José Ferreira sobreviveram em décadas aos irmãos cangaceiros.

Os atos também não justificam a imagem de Lampião como alguém motivado pelas injustiças sociais. É verdade que promovia atos de generosidade. Em  Riacho Seco, município de Curaçá, na Bahia, houve um dos episódios no qual estabelecimentos comerciais foram saqueados, em 17 de setembro de 1929. Em um deles, as mercadorias foram distribuídas à população. Episódios como esse fortalecem a tese de "Robin Hood sertanejo". As boas ações também costumavam ser exageradas. Porém, não era a regra de sua atuação. Os episódios de violência cometidos por Lampião tinham como motivação conseguir dinheiro para o bando.

Houve, claro, vários episódios de vingança, sim. Nos primeiros anos, raramente deixava de escolher seus alvos entre alguém com que tivesse contas a acertar. Esse padrão começou a mudar. Em julho de 1925, quando seu primeiro irmão morreu no cangaço - Levino - passou a direcionar sua ira de forma indiscriminada. Entre agosto e setembro de 1925, seu bando atacou povoados na divisa entre Pernambuco e Alagoas. Pelo menos sete pessoas morreram. Conforme testemunhas, os alvos tinham sido gente pobree sem histórico de desavença com os cangaceiros. Entre as vítimas, pelo menos uma criança e um idoso, ambos desarmados.

Lampião também se irritava profundamente com construções de estradas. Grande parte de seu sucesso dependia do isolamento dos sertões, das dificuldades de deslocamento e comunicação. Por isso, incendiava estações de trem, cortavas fios telegráficos e ameaçava trabalhadores de obras de rodovias. Em outubro de 1929, atacou canteiro de estrada que saia de Juazeiro, na Bahia, e matou nove trabalhadores. Em dezembro do mesmo ano, o bando matou a sangue frio sete policiais que estavam rendidos. Em outubro de 1935, como vingança pela morte de cangaceiros por uma milícia civil, o bandoc atacou fazenda e matou um idoso e uma jovem.

Existe a imagem de Lampião respeitoso com mulheres, mas ela convive com testemunhos de estupros cometidos pelo bando, alguns dos quais o próprio chefe tomava parte. Um dos relatos apontam que 25 cangaceiros violentaram a jovem mulher de um delegado, na frente do marido. Virgolino teria sido o primeiro. Além disso, por volta dos anos 1930, há relatos de que o cangaceiro passou a impor um bizarro código de conduta. Mulheres que usavam cabelo cortado ou saias curtas eram surradas por ele. Um dos membros do bando, o terrível José Bahiano, instituiu como castigo a prática de marcar as mulheres com ferro em brasa.

Também estava longe de ser um crítico do poder. Como aponta Billy Jaynes Chandler, do ponto de vista das ideias e preconceitos, era um sertanejo convencional. Não se opunha a hierarquias e privilégios. Pelo contrário, frustrava-se de não estar entre eles. Ao ser entrevistado em Juazeiro do Norte, disse que gostaria de ser comerciante caso abandonasse o cangaço. Em outra ocasião, afirmou que gostaria de ser fazendeiro. A um jornalista, disse admirar a agricultura, a criação de gado e o comércio. "Eram as classes conservadoras que ele mais admirava". (CHANDLER, 1980. P. 239. Editora Paz e Terra). (Com O Povo)

Ônibus são incendiados nos bairros Sapiranga e Conjunto Alvorada, em Fortaleza



Ainda não se sabe os motivos do ataque.

Quatro ônibus foram incendiados, na tarde desta quarta-feira (27), em Fortaleza, nos bairros Sapiranga e Conjunto Alvorada.

Em um dos casos, quatro homens armados teriam invadido um dos ônibus e, após ordenar que todos os passageiros deixassem o veículo, atearam fogo.

Ainda não se sabe os motivos do ataque.

Confira as imagens:


CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS CHANCELAM CANDIDATOS NO CEARÁ ATÉ 05 DE AGOSTO


Até 5 de agosto, os cearenses saberão quem serão os candidatos nas eleições de 2018. A data é o limite definido pela Justiça Eleitoral para a homologação de candidaturas. No Ceará, o primeiro partido a chancelar a chapa majoritária será o Psol, com convenção marcada para o sábado (28). Para o prazo final, deve ficar a formalização das candidaturas do grupo em torno do governador Camilo Santana (PT), que reúne 24 legendas.
Psol e PCB vão oficializar a aliança e as candidaturas de Aílton Lopes e Raquel Lima (vice) ao Governo do Estado neste sábado. Para o Senado, vão disputar Jamieson Simões e Anna Karina, ambos do Psol. A convenção está marcada para as 9h, na sede do partido, na Avenida do Imperador 1397, e homenageará a vereadora do RJ assassinada em março, Marielle Franco; os 100 anos de Nelson Mandela e os 50 anos do Maio de 68.

PSDB

No domingo (29), PSDB e Pros lançarão oficialmente o pré-candidato General Theóphilo (PSDB) ao Governo do Estado. Até esta quinta-feira (26), não havia definição de vice na chapa. Para o Senado, será formalizada a candidatura de Eduardo Girão (Pros). O nome que disputará a segunda vaga ainda não foi definido.
O ex-presidente do PSDB estadual Luiz Pontes era um dos nomes cotados. No entanto, ele retirou a pré-candidatura na quarta-feira “em função de pressões familiares”, conforme disse ao Focus.Jor.
Outros nomes também cotados para a segunda vaga no Senado são o da ex-presidente do Sindicato dos Médicos, Mayra Pinheiro; e do ex-governador Lúcio Alcântara, ambos do PSDB.
A convenção de PSDB e Pros acontece a partir das 9 horas, no ginásio da Faculdade Ari de Sá, no Centro de Fortaleza.

PDT

Semelhantemente às últimas campanhas, o grupo político dos ex-governadores Cid e Ciro Gomes deve realizar a convenção no prazo final da Justiça Eleitoral. A candidatura à presidência da República de Ciro foi a primeira oficializada nas eleições de 2018, no dia 20 de julho. O mesmo não deve acontecer com a estratégia no Ceará.
O partido está envolvido em imbróglio com PT e MDB pelas vagas do Senado. O PT quer indicar o senador José Pimentel para a reeleição ou a deputada federal Luizianne Lins. Já o PDT cogita indicar o ex-governador Cid Gomes e o presidente estadual da sigla, André Figueiredo. Do lado oposto, mas com apoio do governador, o MDB quer atrelar à chapa a candidatura de Eunício Oliveira à reeleição.
A cabeça de chapa segue sem muitos conflitos. Camilo Santana será candidato à reeleição, com a vice Izolda Cela (PDT). A única ameaça até agora foi de Luizianne Lins que disse, em entrevista ao Focus.Jangadeiro, que brigará pela indicação ao Governo caso Camilo não declare apoio a Lula ou a candidato do PT.
No sábado (28), o PT realiza o Encontro de Tática, evento em que as lideranças do partido definem os rumos eleitorais. A pauta principal promete ser a luta por uma vaga de senador.
O governador deve formar a maior aliança em torno de sua candidatura à reeleição, na história do Ceará. Dentre os 24 partidos que devem ser oficializados no grupo, estão PR, PCdoB, DEM, PSC, SD e PSB.
PSTU
A convenção do PSTU que confirmará a candidatura de Francisco Gonzaga e do vice Reginaldo Ferreira ao Governo do Estado acontece no dia 2 de agosto.

PSL
O PSL vai oficializar a candidatura de Hélio Góis ao Governo do Estado no domingo (29), às 9 horas, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará na AV. Desembargador Moreira, 2807.
(Tribuna do Ceará)

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Com fim das chuvas, volume do Castanhão começa a reduzir

Resultado de imagem para Com fim das chuvas, volume do Castanhão começa a reduzir
O açude Castanhão, maior reservatório do país, perde volume de água gradativamente desde maio, mês mais chuvoso no Ceará. Entre 9 e 11 de maio o açude atingiu o maior volume registrado neste ano, 8,7%. Desde o fim da quadra chuvosa, o volume caiu um pouco dia após dia e está atualmente em 7,48%, conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

O Orós, segundo maior açude do estado, tem atualmente 8,73% de sua capacidade máxima. O maior volume do reservatório neste ano foi de 9,74%, em 7 de maio.

Ainda conforme a Cogerh, dos 157 açudes que a companhia monitora, dois estão sangrando, 17 têm volume de chuva acima de 90% e outros 87 têm menos de 30% da capacidade máxima.

Água suficiente até 2019
Ainda conforme a Cogerh, o aporte de água com as chuvas ocorridas no período chuvoso, entre fevereiro e maio, é suficiente para garantir o abastecimento no estado até a próxima estação chuvosa.

O volume de chuva no período chuvoso no Ceará neste ano ficou em torno da média histórica para o período, de 560 milímetros, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). (Do G1-CE)

CBF renova com Tite e Edu Gaspar até a Copa do Catar


A CBF renovou os contratos com o treinador Tite e com o coordenador de Seleções, Edu Gaspar, até o final da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Com isso, a Seleção Brasileira tem assegurada a continuidade do projeto por todo o próximo ciclo. Os profissionais já atuam na preparação para os dois próximos jogos amistosos, marcados para os dias 7 e 11 de setembro, nos Estados Unidos.

– A CBF está investindo em um projeto de longo prazo ao garantir à Comissão Técnica seis anos e meio à frente da Seleção. Acreditamos que planejamento cuidadoso e execução criteriosa conduzirão o futebol brasileiro aos resultados que esperamos – afirma o diretor Executivo de Gestão da entidade, Rogério Caboclo.

Para Rogério Caboclo, que foi o chefe da delegação brasileira na Copa da Rússia, a renovação com Tite e Edu foi uma decisão natural.

– Ao longo dessa primeira fase na CBF eles demonstraram alinhamento a valores que acreditamos muito, como talento, competência e dedicação – concluiu.

Edu destaca o apoio que a Comissão Técnica obteve da direção da CBF e entende que a renovação é um reconhecimento de que o trabalho está no caminho certo.

– A equipe teve as condições necessárias para uma preparação de primeira linha em todos os momentos. A CBF não poupou esforços em nos atender e isso criou um ambiente de apoio e de respeito que nos dá tranquilidade para a continuidade do trabalho – disse Edu.

Para Tite, “a experiência desse primeiro ciclo estabeleceu uma relação de confiança entre todos, que vai se refletir no próximo passo". Para o treinador, o aprendizado servirá de base para a nova etapa, que tem grandes objetivos.

– Entendo que a CBF nos deu as condições para construir um ambiente de união e de profissionalismo extremo e assim continuaremos. É um grande desafio e estamos felizes em enfrentá-lo, já com o foco voltado aos próximos jogos e competições – finalizou Tite, que soma 26 partidas à frente da Seleção Brasileira, com 20 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. (Com Ascom CBF)

Maior eclipse total da Lua do século 21 ocorre nesta sexta-feira, 27

Olhar para o céu no início da noite de amanhã, 27, será um convite obrigatório. A partir das 16h30 começa o eclipse lunar mais longo do século 21, que deve durar cerca de uma hora e 43 minutos. Em quase todo o planeta será possível acompanhar o fenômeno que, geralmente, ocorre duas vezes por ano, com um tempo de duração de 60 a 80 minutos, podendo durar até muito menos. Em 2015, por exemplo, a cobertura total da Lua durou apenas 12 minutos.

“Agora a Lua vai atravessar bem no centro da sombra da Terra”, explicou a pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional. E é por isso que vai demorar mais tempo até que ela volte a aparecer. Mas, no Brasil, essa fase do eclipse não será visível pelo período integral de 104 minutos. “Toda a parte leste do Brasil vai ver a Lua nascer já durante o eclipse total. Dependendo do lugar, no Rio de Janeiro, por exemplo, a Lua vai nascer 17h26, quando o céu ainda estará claro. Por volta de 18h13, fica mais visível e é quando começa o eclipse parcial [quando a Lua começa a sair da sombra da Terra]”, afirmou.

O eclipse da Lua acontece quando o Sol, Terra e Lua ficam alinhados nesta ordem. O Sol, iluminando a Terra, faz uma sombra no espaço em duas partes: a penumbra, que ainda revela raios do Sol, e a umbra que não recebe qualquer feixe de luz. “Quando a Lua, caminhando em torno da Terra, penetra totalmente na sombra escura temos o eclipse total”, completou a pesquisadora.

No Brasil, em toda a parte leste do país, a Lua já vai nascer na fase total do eclipse, fase que termina às 18h13, no horário de Brasília. A partir desse horário, a Lua começa a sair da sombra mais escura da Terra [umbra], iniciando o eclipse parcial, que dura até 19h19. O fenômeno completo, que inclui a fase penumbral do eclipse, termina às 20h29. Segundo Josina, o eclipse total será visto por toda as regiões Sul, Sudeste e Nordeste. “O Centro-Oeste e parte da Região Norte verá o eclipse parcial e a parte mais a oeste da Região Norte verá somente o eclipse penumbral”, disse.

Se o tempo do fenômeno já carrega um grau de ineditismo, o espetáculo promete ser ainda maior pelas cores com as quais a Lua despontará no horizonte: um efeito laranja avermelhado que dá nome à Lua de Sangue, provocado durante o eclipse total.

“Depois que o sol se põe você tem a tonalidade do horizonte avermelhado que é causado pelos raios de sol passando pela atmosfera. Ou seja, mesmo sem ver o sol, ainda recebe um pouco dessa luz. Os tons vermelhos são os menos filtrados e acabam se destacando mais. O mesmo acontece no eclipse total da Lua. Quando está totalmente na umbra [sombra mais escura da Terra] fica totalmente escura mas ainda chega à Lua os raios solares que passam pela atmosfera da Terra. Passam os mais próximos do vermelho e ela fica com essa tonalidade”, explicou a pesquisadora.

O show celeste ainda promete a maior visibilidade de planetas que estarão na mesma linha. Marte, sem dúvida, merecerá o destaque por estar, desde o início do ano, em máxima brilhância, se destacando como um ponto vermelho ao lado da Lua. O pico desse efeito está previsto para o dia 3 de agosto, mas já é impossível ignorar a presença desse planeta visto a olhos nus. “Júpiter também estará no alto. Vênus está a oeste e Saturno estará entre Marte e Júpiter, na mesma linha, também muito brilhante mas menos que Marte.” (Do Repórter Ceará – Agência Brasil)



quinta-feira, 26 de julho de 2018

População brasileira deve chegar a 233,2 milhões em 2047, diz IBGE


A população do Brasil vai continuar em crescimento até atingir 233,2 milhões de pessoas em 2047. A partir deste ano, entrará em declínio gradual chegando a 228,3 milhões em 2060. A expectativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), faz parte da Revisão 2018 da Projeção de População, que estima demograficamente os padrões de crescimento da população do país ano a ano, por sexo e idade para os próximos 42 anos.

Antes de 2048, 12 estados (Piauí, Bahia, Rio Grande do Sul, Alagoas, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Paraná e Rio Grande do Norte) deverão ter redução na sua população. Segundo o IBGE, a principal característica dessas unidades da federação é o saldo migratório negativo. No limite da projeção em 2060, oito estados (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Amapá, Roraima, Amazonas e Acre) não terão queda nas suas populações. O IBGE explicou que eles apresentam saltos migratórios positivos e/ou têm taxas de fecundidade total mais elevadas. (Da Agência Brasil)

Apostador leva sozinho R$ 73 mi da Mega Sena


Um ganhador saiu de São Luís, no Maranhão, que acertou os 6 números sorteados (08 - 10 - 15 - 23 - 25 - 34) e faturou, sozinho, R$ 73.450.153,75.

Na Quina, quando uma aposta acerta 5 números, 192 apostas foram ganhadoras, recebendo, cada uma, a quantia de R$ 27.128,74.

O número de apostas ganhadores na quadra, com 4 números sorteados, foi 13.804, dando R$ 539,04 para cada um.

Os sorteios da Mega Sena são realizados duas vezes por semana, às quartas e aos sábados.  (Com O Povo)

terça-feira, 24 de julho de 2018

Jovem quixeramobinense é revelação no Bicicross e acumula diversos títulos, incluindo 6ª melhor colocação do País


Maurício Gentil Porto Neto, 15 anos. Natural de Quixeramobim, o garoto é o que podemos chamar de exemplo quando falamos da importancia de proporcionar a um jovem, desde criança, o contato com a prática do esporte.

O jovem iniciou no MotoCross aos 9, e aos 11 anos migrou para o que hoje é sua maior paixão, a bicicleta profissional . Estamos falando do atual 6º melhor brasileiro na categoria 15 anos BMX Aro 20. É a elite do bicicross.

O título mais importante do quixeramobinenses, foi a sexta colocação no Campeonato Brasileiro CBC de BMX Race 2018 que ocorreu no início deste mês, na cidade de Americana, em São Paulo. Além desse título recente, Maurício já foi Campeão cearense ano passado, vice do Nordeste, além de bicampeão quixeramobiense e inúmeros títulos que vem acumulando no decorrer dos últimos anos.

E se depender da torcida, liderada por Ricardo Pinto Porto e Edneide da Silva Santos, pais de Maurício, não faltará incentivo ao jovem.

Acompanhe a entrevista realizada com o Maurício e seus pais, e conheça mais da jovem promessa de Quixeramobim. (Do SerTão Para Ser do Ceará)

Diretor Clínico do HRDPN confirma morte de vítima do acidente entre ônibus e carro entre Quixadá e Quixeramobim


O diretor clínico do Hospital Regional Dr. Pontes Neto (HRDPN), Pedro Coelho, confirmou a morte de uma das vítimas da colisão entre um carro e um ônibus que seguia de Quixadá para o município de Pedra Branca na tarde desta segunda-feira, 23. O acidente ocorreu na CE-060, no trecho que liga a terra dos Monólitos à cidade de Quixeramobim.

Pedro informou que uma das vítimas teve piora em seu quadro clínico e faleceu. Houve ainda três transferências para Fortaleza, segundo o registro do médico. O ônibus que seguia no sentido Quixadá-Pedra Branca, retornava da cidade com pacientes que haviam realizado exames na Policlínica Regional. O outro carro envolvido no acidente, um Gol preto, coincidentemente também era de Pedra Branca.

As vítimas foram socorridas pelo SAMU até o HRDPN, em Quixeramobim. Além do SAMU, uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local para ajudar nos trabalhos de socorro as vítimas. 21 pessoas estavam no ônibus, pelo menos 10 se feriram.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Média de mortes em BRs no Ceará é de 15,4 por mês


Em dez anos, entre 2007 e 2017, 83,4 mil pessoas morreram nas estradas federais (BRs) do Brasil. Os óbitos aconteceram, principalmente, nas rodovias de pior sinalização e em melhor estado de conservação, conforme diagnóstico da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Só no Ceará, ano passado, foram 190 pessoas mortas nas BRs. Este ano, entre janeiro e 30 de junho, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), outras 88 já endossam a contagem.

No acumulado de 18 meses, a média é de 15,4 mortes por mês.

As rodovias federais que mais concentram acidentes com óbitos no Ceará são, respectivamente, as BRs 116, 222 e 020, as únicas que desembocam em Fortaleza. Além disso, eles acontecem justamente nos trechos que conectam a Capital a cidades da Região Metropolitana (RMF), como Caucaia e Maracanaú. Responsável por registrar as ocorrências quando há mortos e feridos graves, a PRF analisa que as causas são variadas e dependem de cada trecho.

O inspetor Flávio Maia, chefe da Comunicação da PRF, exemplificou que, entre os quilômetros 400 e 430 da BR-020, próximo ao Anel Viário de Fortaleza, foram 30 acidentes com mortes de janeiro de 2017 e ao fim de junho deste ano. Lá, ele lembra, são tocadas pelo Estado obras de duplicação e há uma intensa circulação de veículos e pedestres, contexto que, por si só, torna a região caótica e requer o dobro de atenção ao trânsito.

A desatenção, aliás, é a principal causa dos acidentes com mortos no Estado, segundo a PRF. Outras causas relevantes são, em ordem decrescente: desobediência à sinalização da via, não guardar distância segura do veículo que trafega à frente, condução sob efeito de álcool, problemas estruturais no pavimento e velocidade incompatível com a permitida.

Contudo, quando a CNT cruzou estatísticas nacionais de acidentes nas BRs com análises detalhadas sobre as condições estruturais das rodovias, constatou que a sinalização, quando falha ou inexistente, chega a ser mais prejudicial do que estragos na pavimentação. “Evidentemente que o acidente não acontece só por um motivo”, reconhece Jefferson Cristiano, coordenador da pesquisa nacional.

Além do viário, ele cita outros fatores que influenciam no acidente: humano, veicular, institucional, socioeconômico e ambiental.

“O fator humano está muito associado à falta de informação. O condutor, por si só, tem que tomar uma decisão. Numa curva, não tem noção de que ali é perigoso e acaba fazendo (a manobra) numa velocidade a mais”, exemplificou. Pelo estudo da CNT, nos trechos em que pavimento e sinalização foram considerados ótimos, houve índice de 8,4 mortes por 100 acidentes. Já nos de pavimento ótimo e sinalização péssima, passou para 18,9.

Chefe do núcleo de Prevenção de Acidentes da PRF no Ceará, Matias Alves afirma, por outro lado, que, principalmente devido às ações de fiscalização do órgão, intensificadas em 2014, tem diminuído as mortes em acidentes no Estado. Comparando os primeiros seis meses de 2017 aos primeiros seis de 2018, Matias analisou ter reduzido em 44,4% o número de óbitos na BR-020, 33,3% na BR-116 e 50% na BR-222. “Intensificamos a fiscalização com a utilização de radares (móveis), reforço de policiamento, operações nos feriados e estudos estatísticos para identificação dos pontos críticos”.

Capital
O número de pessoas que morreram nas BRs do Ceará em 2017 (190) ainda é 25,7% menor do que o de mortos só no trânsito de Fortaleza no mesmo ano (256). (Do O 

Ceará tem 66 municípios com emergência reconhecida pelo Governo Federal

Mais 26 municípios cearenses tiveram situação de emergência em decorrência da seca reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional. A portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil foi publicada na edição desta segunda-feira, 23, do Diário Oficial da União. Com esses, já são 66 municípios nesta situação reconhecida pelo Governo Federal.

Outros nove municípios cearenses se encontram em situação de emergência por estiagem ou seca decretada ou homologada pelo Governo do Estado do Ceará, à espera de reconhecimento pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O reconhecimento permitirá que as prefeituras solicitem apoio do Governo Federal para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais à população atingida. A portaria do Governo Federal tem vigência de 180 dias.

Municípios
Os municípios reconhecidos pelo Governo Federal nesta segunda-feira, são Acopiara, Assaré, Bela Cruz, Cedro, Chaval, Crateús, Crato, Groaíras, Hidrolândia, Icapuí, Icó, Iguatu, Independência, Ipu, Itapajé, Jaguaruana, Lavras da Mangabeira, Madalena, Missão Velha, Nova Olinda, Ocara, Parambu, Paramoti, Reriutaba, São Gonçalo do Amarante e Umirim.

Emergência
No caso da seca, antes de ter o reconhecimento do Governo Federal, é necessário a decretação da situação de emergência pelo governo municipal ou estadual com o fim de estabelecer uma situação jurídica especial para a execução das ações de assistência à população (Operação Carro-Pipa, por exemplo) e de restabelecimento do abastecimento d’água (obras e serviços como a instalação de sistemas simplificados de abastecimento e a montagem de adutoras de engate rápido). (Do Repórter Ceará com informações do G1-CE)

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Mega-Sena acumula novamente e prêmio é estimado em R$ 62 milhões


Ninguém acertou os seis números referentes ao concurso 2.060 da Mega-Sena realizado ontem, 18. Com isso, o prêmio acumulou e, conforme estimativa da Caixa Econômica Federal (CEF), o valor poderá chegar a R$ 62 milhões.

As dezenas sorteadas foram: 08 – 09 – 11 – 25 – 39 – 41.

Na Quina, 186 apostas irão receber o prêmio de R$ 19.455,08. A quadra registrou 8.570 apostas acertadas, sendo que, cada uma irá receber R$ 603,20.

O próximo sorteio da Mega-Sena, referente ao concurso 2.061, irá ocorrer no próximo sábado, 21, a partir das 20h. A aposta mínima é de R$ 3,50. (Do Repórter Ceará)

Nomes da literatura cearense serão destaque no carnaval carioca em 2019


Dois dos principais nomes da literatura cearense serão o tema da agremiação União da Ilha do Governador para o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro em 2019. A escola propõe o enredo "A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu", com referência a Rachel de Queiroz e José de Alencar.

O enredo é desenvolvido pelo carnavalesco Severo Luzardo e foi lançado oficialmente em 8 de julho. De acordo com a organização da União da Ilha, o tema traz "o desejo de levar para a avenida em 2019 uma proposta lúdica e prazerosa, que aproxima cultura popular e educação".
Os escritores

José de Alencar é apontado como um dos principais escritores da literatura brasileira. Nasceu em 1º de maio de 1829 em Messejana, que à época ainda era um município. Foi um dos introdutores do Romantismo no Brasil, tendo escrito obras como Iracema, O Guarani, Senhora e Lucíola. Foi homenageado como um dos patronos da Academia Brasileira de Letras, fundada pelo escritor Machado de Assis em 1897, vinte anos depois da morte de Alencar.

Rachel de Queiroz, por sua vez, nasceu em 17 de novembro de 1910, em Fortaleza, com destaque na ficção social nordestina. Chamou a atenção no meio da escrita ainda aos 19 anos, quando publicou o livro O Quinze, uma das obras inaugurais do romance regionalista brasileiro. Escreveu ainda romances como As Três Marias, Memorial de Maria Moura e Dôra Doralina. Foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, em 1977. Rachel de Queiroz morreu aos 92 anos, em novembro de 2003, conforme a Academia Brasileira de Letras.
(Do G1-CE)

Ceará vence com gol de Arthur e torcida começa a ficar confiante


Jogando no Estádio Presidente Vargas pela 13ª rodada do Brasileirão, o Ceará enfrentou o Sport e venceu por 1 a 0. Arthur foi o responsável pelo gol da vitória alvinegra contra os pernambucanos, a primeira do campeonato. Seguro, Everson também foi efetivo na defesa e frustrou o ímpeto do adversário.

Agora, o Ceará se prepara para o duelo contra o Internacional, fora de casa. O time se reapresenta para treinos já nessa quinta-feira, 19/07, no período da tarde. O técnico Lisca terá quatro dias para fazer ajustes na equipe, antes da partida contra o Colorado, no Beira Rio.

Feliz pelo gol marcado no PV, Arthur comemorou a vitória enaltecendo a dedicação do grupo durante todo o tempo de jogo. “Nós temos uma equipe muito qualificada. Esse tempo maior de treino foi essencial para o nosso retorno. Vamos em busca, agora, de conquistar essa vitória fora de casa. Temos condições de ir lá e fazer um bom resultado. Vamos focar bastante nesse objetivo”, garantiu.

Um dos objetivos traçados por Lisca e comissão técnica é encerrar o 1º turno da Série A fora da zona de descenso. Os cinco jogos que ainda restam até o início do returno serão contra Internacional (fora), Fluminense (casa), Paraná (fora), Atlético/PR (casa) e Vasco (fora). O jogo contra o Bahia, que seria pela 15ª rodada, foi adiado para o dia 29/08.

Homenagem
O Ceará homenageou profissionais, voluntários e o mergulhador falecido no resgate aos 13 componentes do time de futebol Wild Boars, na caverna Than Luang, na Tailândia. Os atletas titulares, o técnico Lisca e o auxiliar Marcio Hahn entraram em campo com os nomes dos 13 tailandeses estampados na parte de trás do uniforme.

Postador por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Mandela 100 anos: mundo relembra um dos maiores líderes do século 20


O mundo celebra hoje (18) o centenário de Nelson Mandela, um dos maiores líderes do século 20.

O primeiro presidente negro da África do Sul, que teve papel determinante no fim do sistema de segregação racial conhecido como “apartheid”, completaria 100 anos nesta quarta-feira (18). O homem, também chamado de Madiba, que nasceu livre para correr pelos campos ao redor da cabana onde morava e que passou 27 anos atrás das grades por seu engajamento na luta contra o racismo deixou lições para a humanidade. (Da Agência Brasil)

Quixadá é contemplado com maior observatório extraterrestre do mundo

O município de Quixadá será contemplado com o maior Centro Ufológico do Mundo, em razão dos inúmeros casos de aparições de objetos não identificados. O objetivo do equipamento é estudar estes objetos e manter contato com seres de outro planeta.

Conforme o projeto, o espaço será de 7 mil metros quadrados e contará com observatório, auditório, biblioteca, restaurante, espaço de reuniões e de lazer, área de camping, disco-porto ou ufódromo. A construção está orçada em cerca de R$ 4,5 milhões, contudo, a sua construção será feita por etapas. (Do
Repórter Ceará)