quinta-feira, 31 de março de 2016

FUNCEME: MÊS DE MARÇO ENCERRA COM CHUVAS 33,5% ABAIXO DA MÉDIA

O grande volume de chuva que era esperado para a segunda quinzena de março só chegou nos últimos dias do mês. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as 7 horas de quarta-feira (29) às 7 horas de ontem, choveu em 167 dos 184 municípios cearenses. Todas as regiões do Estado foram atingidas pelas águas, com destaque para o Cariri que, pelo segundo dia consecutivo, obteve os maiores índices.

Apesar de seis cidades terem tido volumes acima dos 90 milímetros entre terça-feira e ontem, o mês terminou com chuvas abaixo da média histórica dos últimos 30 anos, que é de 203.4 milímetros. Segundo a Funceme, choveu em média, 135.3 mm, o que representa desvio negativo de 33,5%. A primeira quinzena de março já havia encerrado com desvio negativo de 58%, quando o órgão registrou 47 mm, frente à média histórica para aquele período, que é de 113 milímetros.

Na última década, somente em duas ocasiões o órgão verificou desvio positivo. Em 2008 choveu, neste mesmo período, 332.5 milímetros, totalizando 63,5% acima da média. No ano seguinte, o volume médio de março foi de 2,2% superior a média histórica. Os anos de 2012 (93.2 mm) e 2013 (78.4 mm) foram os que apresentaram maior desvio negativo nos últimos dez anos, com 54,2% e 61,4%, respectivamente.

O meteorologista da Funceme Davi Ferran explica que, apesar da média final para o mês ter apresentado desvio negativo, "a segunda quinzena de março foi bem mais chuvosa, em comparação com a primeira, como já esperávamos".

A diferença no volume de chuva dentro de um mesmo mês deve-se, segundo o meteorologista Raul Fritz, à atuação do El Ñino e ao distanciamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no Estado entre fevereiro e maio. "Quando a ZCIT está afastada do setor norte da região Nordeste do Brasil, as precipitações ficam impossibilitadas de ocorrer", complementou Fritz.

Se a previsão para as próximas 48 horas é de chuva em todas as regiões do Estado, o prognóstico para os próximos meses não é nada animador. O mesmo fenômeno (El Niño) que impediu a ocorrência de chuvas neste mês, deve atuar no próximo bimestre.

Segundo a Funceme, há 70% de probabilidades de o Estado ter chuvas na categoria abaixo da média em abril e maio. As chances de haver precipitações na categoria em torno da média é de 25%, e apenas 5% de probabilidade de chuvas acima da média.

Prejuízos

Sem chuva e com alguns reservatórios perto do volume morto, algumas localidades têm enfrentado severos problemas na economia. Na cidade de Salitre, na região do Cariri-Oeste, falta água para irrigar a lavoura, sobretudo de mandioca, principal fonte de renda dos aproximadamente 17 mil habitantes. As quase 200 casas de farinhas do município operam em baixa. O proprietário de uma dessas empresas afirma que a produção caiu cerca de 75% nos últimos anos.

"Por semana, produzíamos 80 mil quilos de farinha. Atualmente, esse número não passa de 20, 25 mil quilos", expõe Joelton José Alencar, 31. A diminuição da produção se reflete no número de empregados. A fábrica, que antes empregava 45 funcionários, hoje se mantém com 13 empregados fixos e outros 17 de acordo com a produção. "Se não tem mandioca para fazer a farinha, temos que cortar os funcionários", lamenta.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Salitre, Luzinete Andrade, apenas 30% da população não sobrevive da cultura da mandioca. A área de plantio caiu pela metade, gerando "impactos negativos para toda a cidade".

"Salitre depende quase em sua totalidade da agricultura. Se nossa principal fonte de renda está comprometida, todos sofrem, principalmente o comércio", detalhou. Dos quatro mil agricultores atualmente sindicalizados, cerca de mil famílias dependem exclusivamente da roça de mandioca.

Comerciante há 21 anos, José Paiva lamenta a estiagem e diz que há muito tempo o comércio da cidade "está enfraquecido". "A crise aqui chegou muito antes dessa que têm se falado em outros estados. Há uns cinco ou seis anos não vendemos mais como antigamente. A conta é simples: se a mandioca está em baixa, a cidade toda fica em baixa", ponderou Paiva.

Plantio

De acordo com os dados da Funceme, 2005 foi o último ano em que choveu acima da média histórica do Município. Raul Fritz explica que "o relevo da cidade contribui para a escassez de chuva ainda pior que a enfrentada nas outras regiões do Estado". A escassez de chuva tem afetado plantações inteiras de arroz, feijão e mandioca e, consequentemente, o gado, que também fica sem alimento.

"Está tudo perdido. Nós, que dependemos da agricultura para sobreviver e sustentar nossos familiares, estamos sofrendo há anos. As chuvas não vêm e não temos outra forma de irrigar a plantação, o resultado é prejuízo atrás de prejuízo", lamenta o agricultor José Severino. Ao lado da sua roça, o também agricultor já contabiliza os prejuízos. "É mais um ano com quase tudo perdido. Plantei cerca de oito tarefas. Vou perder, por baixo, 70% da plantação. Tudo depende da chuva, que não chega. Para complementar a renda, buscamos outros bicos e contamos com o garantia safra", disse.

Os eventos de chuva, ainda que isolados, trazem um pouco de esperança aos sertanejos, conforme conta José Ires Pereira. "Quando chove, todos os agricultores correm para o campo para tentar salvar alguma coisa. A situação está difícil. A mandioca, que rende até um bom dinheiro, não está dando, então o jeito é plantar feijão para tentar ganhar alguma coisa". Fora a falta de água da chuva, eles enfrentam as pragas que consomem lavouras inteiras. "A chuva além de deixar a terra molhada, derruba e mata as lagartas que comem tudo que vêm pela frente", acrescenta Severino.


Fonte: Diário do Nordeste 

Polícia realiza prisão por tráfico de drogas em Quixeramobim

Policiais Civis da Delegacia Municipal de Quixeramobim realizaram na manhã desta terça-feira, 29, mais uma prisão por tráfico de drogas.
Segundo informações repassadas por um dos inspetores que participou das prisões, a viatura realizava patrulhamento de rotina quando dois indivíduos ao perceberem a aproximação do veículo jogaram um pacote no chão e tentaram correr, não obtendo êxito.
No pacote foram encontradas 15 trouxinhas de maconha e R$ 45,00 em dinheiro. A dupla, que não teve os nomes divulgados já é bastante conhecida pelos policiais pela pratica deste crime. Os mesmos foram conduzidos para a Delegacia Civil para adoção das medidas cabíveis.                               O site O SERTÃO É NOTÍCIA 

quarta-feira, 30 de março de 2016

Açude do sítio Tatu não aguenta força da água e arromba

O leitor do blog Rainildo, da localidade de Tatu, zona rural de Acopiara, informou a reportagem que um açude da comunidade arrombou por conta das chuvas registradas nesta manhã.Segundo ele, choveu forte em toda a região e principalmente no sítio Tatu.
Postado por Lindomar Rodrigues

VEJA 5 MANEIRAS DIFERENTES DE SE USAR A CAMISINHAAbiúdo



A camisinha é um dos métodos contraceptivos mais conhecidos, além de ser de uso indispensável durante as relações sexuais para evitar doenças sexualmente transmissíveis, as DST’s. Mas você sabia que existe muitas outras maneiras de se usar o preservativo, que nada tem a ver com sexo?
São usos pra lá de úteis que podem “quebrar um galho” no dia a dia.

1. Curativo a prova d’água. Basta cortar a ponta da camisinha e estica-la para colocar sobre o curativo na hora que for tomar banho. O local fica impermeável e seco porque o látex veda completamente a água. O ideal é usar o preservativo sem lubrificação, para que não fique saindo do lugar.


2. Capinha a prova d’água para celular. Mais uma utilidade em que o poder impermeável da camisinha é o truque. Este uso serve não só para celulares, mas também para outros eletrônicos em que o preservativo caiba. No caso de celular, basta encaixa-lo dentro da camisinha e dar um nó na ponta. Assim é possível molhar e usar embaixo d’água. Certifique-se no entanto, de que o nó esteja bem firme e que o preservativo não tenha furos.

3.Compressa gelada. Está com hematoma ou algum machucado que precise de uma compressa fria? Encha uma camisinha com uma parte de álcool para três de água e leve ao congelador. O álcool vai evitar que a misture congele, além de deixar a compressa “molinha” para se adaptar melhor ao corpo.

4.Elásticos. Estique a camisinha, tire as extremidades e vá fazendo cortes em forma de anéis ao longo do corpo dela: não corte muito fino, senão o elástico pode romper. É melhor usar para fins domésticos, e não no cabelo.

5. Abrir potes. Sabe aqueles potes de geleia e de palmito, por exemplo, que exigem uma força bruta para serem abertos? A camisinha pode ser uma grande aliada.


Chuvas banham vários municípios do sertão central

Na última semana de março choveu em vários municípios do sertão central do Ceará.
De acordo com dados da Funceme – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – nas últimas 24 horas choveu bastante em praticamente todas as regiões do estado.
A maior chuva do sertão central aconteceu na cidade de Ibaretama, segundo o órgão as precipitações alcançaram a marca de 85 milímetros naquele município.
Já na cidade de Solonópole choveu 55 milímetros, em Mombaça no posto Boa Vista foi verificado uma precipitação de 42mm.
No maior município da região, em Quixadá, as maiores chuvas foram no posto localizado no distrito de Dom Maurício que marcou 32,4 milímetros. No açude do Cedro as chuvas atingiram 17 milímetros.
Em Senador Pompeu foi registrado 18,5 milímetros, já em Quixeramobim a maior precipitação foi registrada no posto do radar meteorológico que marcou 16 milímetros.
Em Choró e Milhã foi registrado a mesma quantidade de chuvas, 11milímetros.
Apesar dessas chuvas registradas no final de março, a Funceme, entretanto, avalia que o prognostico da quadra chuvosa para o trimestre deve ficar abaixo da média.


Ruas de Canindé ficam alagadas após a maior chuva do ano registrada no município

A chuva que caiu em Canindé nesta terça-feira, 29, já passou da casa dos 70 mm, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). É a maior já registrada no município neste ano.
Apesar da boa notícia de chuva em uma região que sofre com a seca, a precipitação também causou alguns danos na cidade, como alagamentos, pessoas ilhadas em suas casas e carros submersos. Até o hospital da cidade ficou com a parte da emergência alagada.
Segundo a Funceme, o temporal aconteceu devido a influência da zona de convergência intertropical. (Com informações do Tribuna do Ceará.)

terça-feira, 29 de março de 2016

Chuva enche açudes em Acopiara

Chuva enche açudes em Acopiara
Depois das fortes chuvas que caíram na madrugada desta segunda-feira (28) em todo o município acopiarense, muitos açudes que estavam secos ou praticamente secos, começaram a encher trazendo de volta a esperança do sertanejo.
Segundo informações que chegam ao blog, dois açudes de pequeno porte acabaram arrombando não aguentando as fortes chuvas, um deles por sinal, de propriedade do vereador Zé Stênio.
E a barragem Dr.Tibúrcio Soares, na sede do município, continua tomando boa recarga de água.
O acopiarense já começa a ficar otimista e esperançoso de que novas chuvas possam fazer a barragem sangrar.
Vejam fotos da barragem Dr.Tibúrcio Soares na manhã desta terça-feira (29):tiburcio2 Blog do Wilson Filho

Polícia volta a registrar assalto a posto de combustível em Quixeramobim

A polícia voltou a registrar assalto contra posto de combustível na cidade de Quixeramobim. Desta vez o crime aconteceu por volta das 14h10mim, no Posto Doth, localizado na Rua da Cruz, no centro da cidade.
Segundo informações da polícia, dois indivíduos chegaram em uma motocicleta Honda, de cor vermelha, e mandaram abastecer a mesma onde em seguida fazendo gestos de sacar uma arma anunciaram o assalto levando a importância de R$ 120,00 (cento e vinte reais). Após o roubo os elementos fugiram tomando rumo ignorado
O site O SERTÃO É NOTÍCIA 

Bandidos roubam malote com R$ 4.800,00 da loja Macavi de Quixadá

Dois indivíduos numa motocicleta de cor preta roubaram, no início da noite desta segunda-feira, 28, um malote da filial de Quixadá da loja Macavi que seria depositado no Banco do Brasil.
A ação criminosa aconteceu na Rua Rodrigues Júnior, em frente a agência bancária do BB. De acordo com a Polícia Militar, o gerente da loja faria o depósito no valor de R$ 4.800,00. Abordado pelos assaltantes antes de entrar no banco – um deles com uma arma de fogo -, o funcionário teve todo o montante levado pelos bandidos.
A Polícia Militar foi acionada, realizou diligências, mas até o momento ninguém foi preso.por  | DestaquesNotícias

Trabalhar mais de 45 horas por semana faz mal ao coração, diz estudo

sistema-circulatorio-coracao-size-598
Trabalhar mais de 45 horas por semana, ao longo de uma década, aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Para quem atua em período integral, essa propensão aumenta a cada hora adicional trabalhada, segundo pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.
Eles analisaram dados de mais de 1.900 participantes de um estudo de longo prazo sobre saúde e trabalho. Todos estavam empregados há pelo menos dez anos. A equipe descobriu que, entre os que atuam em período integral, o risco é significativamente maior para quem trabalha além da faixa de 40 a 45 horas por semana.
O estudo levou em consideração eventos como angina, doença coronariana, insuficiência cardíaca, infarto, derrame e pressão alta. O risco dessas ocorrências, na população estudada, foi de 43% e não variou muito entre quem trabalhava entre 40 e 45 horas. Mas, além desse período, o risco aumentou cerca de 1% a cada hora a mais.
Em outras palavras, indivíduos que trabalharam 55 ou mais horas ao longo de uma década apresentaram um risco 16% mais alto de doença cardiovascular. E, entre aqueles que seguiram uma jornada de 60 horas ou mais, pelo mesmo período, o risco foi 35% maior. (do Uol)

domingo, 27 de março de 2016

Casal é assassinado a bala no município de Pedra Branca

43d44387-66c7-4d58-a18c-83eb72351a61
Um casal foi assassinado a bala no município dePedra Branca no início da manhã deste domingo, 27.
Segundo informações da polícia, o casal circulava numa motocicleta pela Rua Julio Cavalcante, no Bairro Vila do Padre, quando foi alvejado por vários disparos de arma de calibre 12 e revólveres. Os tiros resultaram na morte imediata dos dois.
As vítimas foram identificadas comoDaniel Brandino Pereira, de 19 anos,  e Ana Rita Pereira da Silva (foto ao lado), de apenas 16 anos. A adolescente foi atingida na cabeça e teve o rosto desfigurado em razão das gravíssimas lesões. O homem foi atingido na nuca por um disparo de arma calibre 12. Ambos tinham marcas de bala de revólver pelo corpo.
Informações de populares à polícia dão conta de que homens à bordo de um carro de cor prata interceptaram o casal e efetuaram os disparos mortais. Foi uma execução brutal, sem chances de escape.
A Polícia Militar realiza diligências na tentativa de capturar o atirador e a Polícia Civil investigará as possíveis motivações para o crime                                                                     . | DestaquesNotícias

AFICIONADOS POR REDES SOCIAIS SÃO MAIS PROPENSOS À DEPRESSÃO, DIZ ESTUDO


UOL – Um novo estudo da Universidade de Pittsburgh afirma que usuários que usam demais as redes sociais são 2,7 vezes mais propensos a sofrer de depressão do que aqueles que as acessam com menos frequência. A notícia é do site de tecnologia Cnet. A pesquisa examinou 1.787 adultos de 19 e 32 anos e analisou o uso do Facebook, YouTube, Twitter, Google Plus, Instagram, Snapchat, Reddit, Tumblr, Pinterest, Vinha e do LinkedIn.
Aqueles que tinham hábitos de uso acima da média, de 61 minutos por dia nas redes sociais e 30 visitas por semana, tinham mais propensão a desenvolver depressão. Mais de um quarto das pessoas estudadas foram classificadas como tendo “altos indicadores de depressão”.
A pesquisadora Lui Yi Lin disse que embora a ligação entre um elemento e o outro pareça forte, a verdade por atrás da ligação pode ser complexa. “Pode ser que as pessoas que já estão deprimidas estejam se voltando para as mídias sociais para preencher um vazio”, disse ela no site da universidade. Há também a possibilidade de que a rede social possa causar depressão, o que também causa um uso mais intenso.

PAPA DIZ QUE O MUNDO TEM SEDE DE ESPERANÇA


O papa Francisco pediu ontem (26) à igreja e aos fiéis católicos que difundam a esperança a um mundo sedento dela. A declaração foi feita durante a homilia na vigília do sábado de aleluia, celebrada na basílica de São Pedro. Na Vigília Pascal, ritual da semana santa no qual os católicos aguardam a ressurreição de Jesus Cristo, o papa salientou como hoje é necessária tanta esperança e que é preciso difundi-la e proclamar Cristo ressuscitado “com a vida e com o amor”.
“Se assim não for, seremos um organismo internacional com um grande número de seguidores e boas normas, mas incapaz de apagar a sede de esperança que tem o mundo”, disse. Numa das cerimônias mais solenes e carregadas de simbologia da semana santa, Francisco deu o exemplo de Pedro, que, diante da morte de Cristo, não se deixou “dominar pelas suas dúvidas, afundar pelos remorsos, o medo e os boatos contínuos que não levam a nada”.
“Sem ceder à tristeza ou à escuridão, abriu-se a voz da esperança: deixou que a luz de Deus entrasse no seu coração sem a apagar”, acrescentou Francisco, que também citou as mulheres que socorreram ao sepulcro. O papa indicou aos fiéis que, tal como Pedro e as mulheres, “nem nós encontraremos a vida se permanecermos tristes e sem esperança e fechados em nós mesmos”.

Moto roubada durante assassinato de mototaxista é encontrada na zona rural de Quixeramobim

Uma motocicleta tomada durante o assassinato de um mototaxista na cidade de Quixeramobim foi encontrada abandonada na zona rural do município. O crime aconteceu na última quinta-feira, 24, por volta das 11h00min na Trav. João Barros, bairro Jaime Lopes.
A vítima foi identificada como sendo o mototaxista Paulo de Tasso Medeiros da Silva Junior, 24 anos, que residia na Rua Alto da Betânia, bairro Vila Betânia, que foi assassinado com três perfurações a balas que atingiram a face direita e a nuca. Durante o crime a motocicleta da vítima, uma Honda CG 150 Titan, cor azul, placa HYV 2089, com inscrição de Quixeramobim, foi levada pelo criminoso.
Na última sexta-feira, 25, por volta das 17h20min, o Copom recebeu uma ligação dando conta que na localidade de Belém, mais precisamente em uma fazenda, encontrava-se uma motocicleta de cor azul abandonada. Uma viatura foi para o local e ao chegar comprovou sendo a moto tomada durante o assassinato de Paulo de Tasso. A polícia trabalha na hipótese de latrocínio.  
Ainda em Quixeramobim, por volta das 14h15min de sexta-feira, 25, a polícia realizava patrulhamento de rotina quando abordaram uma motocicleta e ao consultar a placa, o chassi não bateu. Segundo a polícia, a moto estava com uma placa clonada e o Chassi seria de uma motocicleta roubada. A mesma foi conduzida juntamente com o proprietário para a delegacia Civil de Quixadá, onde foi entregue à Autoridade Policial para adoção das medidas cabíveis.
No sábado, 26, por volta das 20h40min o Copom foi acionado para o Assentamento Recreio, distrito Sede Rural, devido populares terem encontrado uma motocicleta Yamaha, de cor vermelha, abandonada no meio do mato. A motocicleta foi identificada como sendo uma Yamaha, Factor YBR 125K, placa OSL 6321, com inscrição de Fortaleza. Devido não constar queixa de roubo contra a mesma, a motocicleta foi entregue na Autarquia Municipal de Transito de Quixeramobim, para adoção das medidas cabíveis.

O site O SERTÃO É NOTÍCIA 

sábado, 26 de março de 2016

Estudante do Ciência Sem Fronteiras que saiu do campus UFC de Quixadá é encontrada morta na Espanha

image
A estudante da Universidade Federal do Ceará (UFC) Ana Cristina Soriano  foi encontrada morta no apartamento onde morava em Barcelona, na Espanha, nesta sexta-feira (25). O falecimento foi comunicado em nota emitida pela instituição de ensino.
Ana Cristina era aluna do curso de Engenharia de Software do Campus Quixadá. Ela participava doPrograma Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal, e se encontrava na cidade espanhola deste o início de setembro. De acordo com as informações divulgadas pela UFC, “o fato foi comunicado aoConsulado do Brasil que acompanha as providências junto às autoridades espanholas em Barcelona”.
A universidade também informou que a Reitoria da Universidade Federal do Ceará, a Coordenadoria de Assuntos Internacionais e a diretoria do Campus Quixadá também acompanham o caso.
“Hoje, logo que tomou conhecimento, o reitor Henry de Holanda Campos entrou em contato com a família para manifestar solidariedade e assegurar o apoio necessário no que compete à UFC. Ainda não há informações sobre traslado do corpo da estudante para o Brasil”, disse a nota.  A UFC ainda não informou a causa da morte.
Possibilidade de causas naturais 
Os familiares de Ana Cristina ainda não tem conhecimento do que acarretou o falecimento. Segundo a irmã da vítima, Karina Soriano, o último contato da família com Ana Cristina aconteceu na última quarta-feira à noite. “Estava tudo bem. Na quinta ela não saiu do quarto. Acredita-se que foi (morte) natural”, afirma. (Do Diário do Nordeste)

Milagre de Páscoa: homem vê rosto de Moro em torrada em São Paulo

O administrador Fernando Santos não imaginava que seu café da manhã de hoje entraria para a história. Como faz todos os dias, Fernando colocou dois pães numa torradeira e esperou que as torradas saíssem enquanto lia os jornais. Para sua surpresa, o pão saltou e lá estava o rosto de um homem, que seria do juiz Sérgio Moro.
“Foi incrível porque eu estava lendo justamente notícias sobre a Lava Jato. Eu estou até emocionado”, disse o homem. O apartamento de Fernando logo virou ponto de peregrinação. Centenas de vizinhos e até desconhecidos foram até lá para ver a torrada.
E outros relatos não paravam de chegar. Angela Ferreira, de 75 anos, disse que viu uma foto de Moro no jornal que estava molhada. “Coloquei o dedo na água, coloquei na boca e vi que era salgada. A foto estava chorando de verdade”, disse a dona de casa.
A peregrinação só acabou quando, na confusão, Fernando deixou a torrada cair no chão e Pipoca, a cadela da família, comeu.

Daniel Lobo, ator que fez Pedrinho em "O Sítio do Picapau Amarelo", morre aos 43 anos




O ator Daniel Lobo, o terceiro e último a interpretar o personagem Pedrinho na primeira versão para televisão do ''Sítio do Picapau Amarelo'', morreu aos 43 anos, na noite da última quinta-feira, 24, em decorrência de um tumor. O velório dele ocorre nesta sexta-feira, 25, em Tubarão, no sul de Santa Catarina.

Daniel era casado com a regente de coral Flávia Sebold, com quem planejava ter um filho ainda em 2016. Segundo a mulher, os sintomas começaram a aparecer há apenas cinco semanas.

''Hoje uma parte de mim se foi. Daniel Lobo, meu primeiro namorado, meu esposo, meu homem, meu amor. Não sei como dizer a falta que você me faz. Você foi um guerreiro. Lutou bravamente nestas últimas semanas. Lutou bravamente hoje. (...) Te amo para sempre", escreveu Flávia em uma rede social.

Daniel interpretou Pedrinho na versão do ''Sítio do Picapau Amarelo'' de 1986. Atualmente, ele estava se dedicando ao teatro e atuava e dirigia o espetáculo "Nise da Silveira – Guerreira da Paz", que narrava a história da psiquiatra alagoana discípula de Carl G.Jung.  (Do O Povo Online)

sexta-feira, 25 de março de 2016

Bandido assalta agência dos Correios de Senador Pompeu

1a19a-assalto-correrios-senador-2bpompeu-foto2bwalter-lima
Um homem armado com um revólver assaltou a agência dos Correios do município de Senador Pompeu, no Sertão Central cearense.
De acordo com a polícia, o bandido – um homem branco, magro, trajando camisa branca, boné preto e óculos escuros -, aproximou-se do caixa e primeiro tomou uma nota de cem reais no exato momento em que um cliente a entregava à funcionária. Depois, tomou valores não informados da própria agência.
No momento da ação, além dos funcionários, apenas duas pessoas estavam no interior do prédio, que fica localizado na Rua Franco Magalhães, no Centro daquele município. Uma composição policial realizou diligências, mas não obteve êxito na captura do bandido                                                                                                                                                 . | DestaquesNotícias

Homem é executado a bala no Bairro Campo Velho, em Quixadá

20160324142705
Francisco Zilmar Saraiva, de 45 anos, foi assassinado a bala na noite desta quinta-feira, 24, na Rua Maria Benigno, no Bairro Campo Velho, em Quixadá.
A Polícia Militar informou que dois indivíduos em uma motocicleta de cor preto pararam na frente da casa da vítima e efetuaram cinco disparos. Todos os tiros acertaram Zilmar Saraiva.
A vítima foi levada num carro popular para a Unidade de Pronto Atendimento, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O assassinato será investigado pela Delegacia Regional de Polícia Civil deste município.

ZIKA VÍRUS CHEGOU AO BRASIL NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES




A zika não chegou ao Brasil na Copa do Mundo de 2014, nem em uma competição de canoagem realizada no Rio de Janeiro em agosto daquele ano, como se pensava. O vírus veio de avião e desembarcou em solo brasileiro em algum momento entre maio e dezembro de 2013 - possivelmente durante a Copa das Confederações -, segundo um novo estudo publicado na sexta-feira, 25, na revista Science.
Para chegar a essa conclusão, um grupo de cientistas do Brasil, dos Estados Unidos e da Inglaterra comparou sete sequenciamentos do genoma do vírus circulante no Brasil, a partir de amostras de diferentes perfis. A comunidade científica internacional está organizando uma força-tarefa para obter o maior número possível de sequenciamentos do genoma vírus zika a partir de amostras variadas. A nova pesquisa é o primeiro resultado desse esforço coletivo global.
O grupo, liderado pelo virologista Pedro Vasconcelos, diretor do Instituto Evandro Chagas, analisou amostras coletadas, em diferentes Estados, de pacientes com diferentes quadros clínicos de zika: quatro pacientes que foram infectados sem maiores consequências, um paciente que recebeu sangue contaminado em uma transfusão, um caso de morte de um paciente com lupus e um bebê que nasceu com microcefalia e malformações congênitas.
De acordo com Vasconcelos, foi encontrada pouquíssima variabilidade genética entre essas várias cepas. "Isso indica que o zika foi trazido ao Brasil em uma única leva. É fortemente provável que o vírus tenha chegado ao Brasil durante a Copa das Confederações, que aconteceu entre junho e julho de 2013. Esse período se encaixa no intervalo de confiança determinado por nossos resultados, além de coincidir com o auge da epidemia na Polinésia Francesa", disse Vasconcelos.
Os dados filogenéticos obtidos pelo grupo de cientistas foram cruzados com dados epidemiológicos e com informações de viagens a partir de países que tiveram surtos a partir de 2012. Com isso, os pesquisadores constataram que a chegada do vírus coincidiu com um aumento de mais de 50% nas viagens feitas dos focos de epidemias para o Brasil, saltando de 3.775 por mês no começo de 2013 para 5.754 um ano depois.
"O aumento de viajantes daquela área foi muito considerável, principalmente porque a Copa das Confederações teve a participação da seleção do Taiti, que fica na Polinésia Francesa, que atraiu turistas daquela área. O time jogou em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em Recife. Coincidentemente, foi em Recife que tivemos o maior número de casos de zika e também de microcefalia", afirmou Vasconcelos.
Embora tenha chegado ao Brasil entre maio e dezembro de 2013, casos de zika só foram detectados no País a partir de maio de 2015. Para Vasconcelos, a demora para a detecção provavelmente foi decorente de diagnósticos errados.
"Para entender essa demora basta lembrar que a dengue a chikungunya têm um quadro clínico muito parecido com o da zika e a maior parte dos pacientes não fazem exames. Por mais de um ano, a zika deve ter avançado por vários estados enquanto era diagnosticada clinicamente como dengue ou chikungunya", declarou. 
Segundo o cientista, o vírus circulante no Brasil é geneticamente idêntico ao que causou epidemias nas ilhas do Pacífico em 2013 e 2014. Para Vasconcelos, não restam dúvidas de que o zika veio para o território brasileiro a partir da Polinésia Francesa - único outro país onde foi registrado aumento dos casos de microcefalia. 
"A genética do vírus, a coerência temporal da dispersão pelas ilhas do Pacífico, do evento esportivo e do aumento do fluxo aéreo são fatores que, somados, dão uma força muito grande aos achados. Não se trata mais apenas de uma hipótese", disse Vasconcelos. 
Embora tenha desvendado a trajetória do vírus no espaço e no tempo, o estudo ainda não estabeleceu a relação causal entre a zika e a microcefalia. A análise do genoma do vírus extraído do bebê com microcefalia revelou oito mudanças em aminoácidos que compõem o código genético viral. Mas essas mutações são "sinônimas", isto é, não alteram a estrutura das proteínas responsáveis pela patogenia do vírus.
"Para confirmar se essas mutações têm relação com a ocorrência de casos de microcefalia será preciso fazer estudos em modelos experimentais, comparando o genoma de uma cepa que tenha essas mutações a outra que não as tenha", explicou Vasconcelos.
Segundo o cientista, o estudo tem limitações por comparar apenas sete sequenciamentos. "Ainda temos poucas amostras. Com elas, conseguimos desvendar a origem e o período de introdução do vírus. Mas todos os sequenciamentos estão disponíveis para estudos de outros pesquisadores, que poderão estudar se as mutações descobertas são suficietes para causar os problemas de má formação congênica", afirmou. 
De acordo com Vasconcelos, quanto mais cepas variadas do zika forem sequenciadas, melhor será a compreensão sobre a virulência do vírus. "Os dados genômicos também abrem perspectivas para o desenvolvimento de novos métodos diagnósticos, para a modelagem de novas drogas e para a produção de vacinas." (AE)

quinta-feira, 24 de março de 2016

Homens armados tomam motocicleta de cidadão na periferia de Quixadá

Dois indivíduos armados com revólveres, um deles vestido com uma camisa do Flamengo, tomaram uma motocicleta de um cidadão no Assentamento Boa Vista, na periferia do município de Quixadá. A motocicleta roubada é uma YBR 125 de cor preta e placa NQY-5768. A Polícia Militar foi acionada, colheu informações, realizou saturações pela cidade, mas ainda não teve êxito em localizar e prender os bandidos. Segundo policiais militares, motos são roubadas para serem usadas em outros assaltos.
 | Destaque HomeNotícias

Sem Trégua: Ladrões levam cerca de R$ 2 Mil reais de Posto de Gasolina em Quixeramobim

A polícia voltou a registrar mais um assalto a posto de combustível na cidade de Quixeramobim. Desta vez os elementos agiram em plena luz do dia levando pânico aos funcionários.
Tudo aconteceu por volta das 11h40min quando o Copom foi acionado dando conta de um assalto o Posto Nunes, localizado na CE 060, km 204. Segundo informações da polícia, dois indivíduos que pilotavam uma motocicleta Fan, de cor preta, com descarga alterada, anunciou o assalto e tomou aproximadamente uma quantia de R$ 2.000,00 (dois mil reais), em seguida tomou rumo ignorado. A VTR realizou diligências em toda a área onde ocorreu o delito, porém não identificou nem localizou os responsáveis pelo crime                                                                                  .O site O SERTÃO É NOTÍCIA 


Mototaxista morto no Jaime Lopes teve moto levada por bandidos

A Polícia trabalha com uma linha de investigação como latrocínio, acerca do crime de morte que deixou sem vida no início da tarde desta quinta-feira, 24, o mototaxista Paulo de Tarso Medeiros da Silva Júnior.

O crime ocorreu na Rua 9 de Janeiro, no Bairro Jaime Lopes, por volta de 11h:30min. Sua moto, uma Honda Titan, cor azul, de placa HYZ 2089, foi levada pelos bandidos. Por este fato, a Polícia trabalha no caso como roubo seguido de morte. A PM diligencia neste momento no sentido de identificar a autoria do crime.  

quarta-feira, 23 de março de 2016

CHEGAM AO PAÍS 500 MIL DOSES DE VACINA CONTRA A DENGUE


O primeiro lote da vacina contra a dengue desenvolvida pela francesa Sanofi Pasteur já está no Brasil. Foram desembarcadas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, nesta terça-feira, 22, 500 mil doses que serão destinadas ao mercado privado, especialmente clínicas.

O imunizante só deverá ser usado a partir de junho, prazo previsto para que a Câmara de Regulação de Medicamentos, órgão interministerial que avaliza os preços de remédios novos, determine o preço de venda do produto.

A Sanofi Pasteur informou que o processo de importação teve início a partir da aprovação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em dezembro de 2015. A fábrica de vacinas fica na região de Lyon, na França, e tem capacidade para produzir 100 milhões de doses por ano.

Além do Brasil, a vacina está aprovada no México, El Salvador, Filipinas e Paraguai. A eficácia é de aproximadamente 66% contra os quatro sorotipos de vírus da dengue na população acima de nove anos, mas é necessária a aplicação de três doses em intervalos de seis meses.


Fonte: Estadão Conteúdo

Quadrilha explode caixa eletrônico do Bradesco em Ibaretama

ibaretama_bradesco_350_400
Na madrugada desta quarta-feira, 23, uma quadrilha fortemente armada explodiu um caixa eletrônico do Bradesco no município de Ibaretama. O local havia passado recentemente por uma reforma.
O bando usou dinamites para estourar o caixa, mas não conseguiram levar dinheiro, apesar do estrago produzido.
Era por volta de 2 horas quando os bandidos chegaram à cidade. Uma parte se dirigiu aos caixas do Banco enquanto outra parte ficou nas ruas, atirando contra o prédio que abriga o Destacamento da Polícia Militar.
A PM enviou reforços para o município, mas ao chegar os bandidos já haviam empreendido fuga. Eles fugiram em dois carros em direção ao município de Ibicuitinga, conforme informação de populares.
Moradores ficaram muito assustados com o barulho das explosões e dos disparos das armas de grosso calibre. De acordo com dados do Sindicato dos Bancários do Ceará, este foi o 9º ataque a banco este ano no Ceará.