sexta-feira, 16 de março de 2012

SÍTIO VEIGA > Comunidade quilombola vai votar na porta de casa



Quixadá > Nas próximas eleições vai ter mais festa no terreiro da comunidade quilombola do Sítio Veiga, a única do Sertão Central dentre as 31 existentes no Ceará. Como nos demais, o povoado remanescente dos escravos africanos situado na Serra do Estevão, a pouco mais de 20Km do Centro de Quixadá, acaba de ganhar uma seção eleitoral especial. O convênio foi assinado na última terça-feira, 13, pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE), desembargador Ademar Mendes Bezerra e o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Elói Ferreira de Araújo.
O objetivo do convênio é promover o desenvolvimento das condições indispensáveis para o exercício do direito de voto dos residentes nas comunidades quilombolas. Com o convênio, os serviços de transferência, 2ª via, regularização e pedido de título eleitoral serão disponibilizados com mais facilidade para as comunidades.
Atualmente existem comunidades quilombolas certificadas em 19 municípios cearenses. Elas recebem o apoio e o acompanhamento da Fundação Cultural Palmares. Em todo o Estado, vivem cerca de 3.500 famílias identificadas com essas comunidades.
O Sítio Veiga foi reconhecido pelo Ministério da Cultura (MinC) como comunidade quilombola em dezembro de 2009. O reconhecimento foi comemorado no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, com a dança de São Gonçalo, um ritual religioso realizado há décadas naquele lugarejo.

Tags: , , , , , , , ,

Barragem Quixeramobim

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário